Tecendo cartas : notas de uma experiência de formação em psicologia
Visualizar/abrir
Data
2021Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Como oferecer corpo e história que possam transmitir o que se dá em um curso de formação em Psicologia? Uma das perguntas iniciais de uma escrita contadora de histórias que passa entre os anos de 2011 e 2021. Em uma noção de tempo que marca seu compasso mas que prescinde a cronologia, o texto busca uma conversa - entre autora e orientadora, autoras de um campo de estudos, e o Instituto de Psicologia da universidade - que problematize e visibilize histórias acerca da formação universitária. Para ...
Como oferecer corpo e história que possam transmitir o que se dá em um curso de formação em Psicologia? Uma das perguntas iniciais de uma escrita contadora de histórias que passa entre os anos de 2011 e 2021. Em uma noção de tempo que marca seu compasso mas que prescinde a cronologia, o texto busca uma conversa - entre autora e orientadora, autoras de um campo de estudos, e o Instituto de Psicologia da universidade - que problematize e visibilize histórias acerca da formação universitária. Para estarmos perto, o contorno que utilizamos - ou, a metodologia - é por uma escrita dialogada, uma conversa endereçada, através de cartas. Um condensado de cartas escritas e trocadas que colocam temas como raça, gênero, classe, território, maternidade em questão - o que se pretende em diálogo com perspectiva interseccional. Como se faz possível a formação em Psicologia? O que entregamos a ela? O que recebemos? Fazendo-nos valer de uma noção de rede e de coletivo, valorizando a experiência como um modo importante de estar na produção de saberes que importam, construiremos esse percurso entre endereçamentos. Trata-se de uma história possível escrita entre pausas e alguns percalços e que evidenciam justamente o percurso da escrita e da formação. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Psicologia.
Coleções
-
TCC Psicologia (438)
Este item está licenciado na Creative Commons License