Linha e cor na pintura tardia de Gustave Moreau (1826- 1898) : um simbolismo da forma
dc.contributor.advisor | Gomes, Paulo César Ribeiro | pt_BR |
dc.contributor.author | Vasconcellos, Mariana Garcia | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-26T05:05:29Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/236275 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa investiga a linguagem pictórica desenvolvida por Gustave Moreau (1826-1898) em sua produção tardia, que carrega uma experimentalidade intensa e marcada sobretudo pela dissociação entre a linha e a cor. Através da análise e articulação teórica em torno das obras e escritos do artista, buscou-se entender como a adoção dessa linguagem dissociada relaciona-se com o projeto artístico de Moreau, que coloca a pintura como um veículo do pensamento, e com sua perspectiva existencial, que se estrutura em um dualismo de espírito e matéria. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research investigates the pictorial language developed by Gustave Moreau (1826-1898) in his late works, which presents an intense experimentalism and is notable for its dissociation of line and color. Through analysis and theoretical articulation, we sought to understand in what ways the adoption of such dissociated language relates to Moreau’s artistic project, which sees painting as a vehicle for thought, and to his existential perspective, which structures itself as a dualism of spirit and matter. | en |
dc.description.abstract | Cette recherche interroge le langage pictural développé par Gustave Moreau (1826- 1898) dans ses œuvres tardives, qui présente un intense expérimentalisme et se distingue par sa dissociation du trait et de la couleur. Par l'analyse et l'articulation théorique, nous avons cherché à comprendre en quoi l'adoption d'un tel langage dissocié se rattache au projet artistique de Moreau, qui voit la peinture comme un véhicule de la pensée, et à sa perspective existentielle, qui se structure comme un dualisme de l'esprit et de la matière. | fr |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Moreau, Gustave, 1826-1898 | pt_BR |
dc.subject | Nineteenth-century painting | en |
dc.subject | Pintura | pt_BR |
dc.subject | Pictorial language | en |
dc.subject | Simbolismo (Arte) | pt_BR |
dc.subject | Symbolism | en |
dc.subject | Dualism | en |
dc.subject | Dualismo | pt_BR |
dc.subject | Peinture du dix-neuvième siècle | fr |
dc.subject | Langage pictural | fr |
dc.subject | Symbolisme | fr |
dc.subject | Dualisme | fr |
dc.title | Linha e cor na pintura tardia de Gustave Moreau (1826- 1898) : um simbolismo da forma | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001138974 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Linguística, Letras e Artes (2877)Artes Visuais (473)