Luxfagia : um modus operandi instaurativo
dc.contributor.advisor | Cunha, Eduardo Figueiredo Vieira da | pt_BR |
dc.contributor.author | Cunha, Ana Paula da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-26T05:04:05Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/236274 | pt_BR |
dc.description.abstract | Luxfagia desenvolve, a partir da metodologia poética da antropofagia por outra via (CLARK, 1969), reflexões sobre minha trajetória prática de caráter transdisciplinar. A ideia de que a luz existe como matéria (CARTAXO, 2006) dialoga diretamente com a energia espacializante da cor, que ganha corpo através da diluição estrutural do ambiente e de um redirecionamento do olhar na vivência da arte. Além das analogias referentes a expansividade e propagação da luz, este estudo trata do deslocamento da sensação colorante (DELEUZE, 2007) para o espaço arquitetônico. Ainda, no contexto das telepresenças, busco novos modos de germinação no território online e a consequente multiplicação constituinte do eu enquanto artista, através dos desdobramentos das imagens nas redes. Estabeleço, portanto, um modus operandi instaurativo que busca responder a seguinte questão: qual é a operação que engendra a tripla relação entre a cor, o corpo e o espaço? | pt_BR |
dc.description.abstract | Luxfagia develops, from the poetic methodology of anthropophagy in another way (CLARK, 1969), reflections on my practical trajectory of a transdisciplinary character. The idea that light exists as matter (CARTAXO, 2006) dialogues directly with the spatializing energy of color, which gains body through the structural dilution of the environment and a redirection of the gaze in the experience of art. In addition to the analogies related to expansiveness and light propagation, this study deals with the displacement of the coloring sensation (DELEUZE, 2007) to the architectural space. Still, in the context of telepresences, I look for new ways of germination in the online territory and the consequent multiplication of the self as an artist, through the unfolding of images on the networks. I establish, therefore, an instaurative modus operandi that seeks to answer the following question: what is the operation that engenders the triple relationship between color, body and space? | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Luz : Cor | pt_BR |
dc.subject | Light-color | en |
dc.subject | Body | en |
dc.subject | Corpo : Arte | pt_BR |
dc.subject | Space | en |
dc.subject | Espaco : Arte | pt_BR |
dc.subject | Installation | en |
dc.subject | Instalação (Arte) | pt_BR |
dc.subject | Telepresença | pt_BR |
dc.subject | Taelepresence | en |
dc.title | Luxfagia : um modus operandi instaurativo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001138512 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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