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dc.contributor.advisorFrança, Marcio Pezzinipt_BR
dc.contributor.authorMartins, Débora Regina Fagundespt_BR
dc.date.accessioned2022-03-25T04:35:54Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/236234pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: O transtorno do déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é um transtorno de desenvolvimento do autocontrole que consiste em problemas com atenção, com o controle do impulso e com o nível de atividade. Objetivo: Revisar a literatura científica acerca da atuação da Fonoaudiologia em escolares com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada nas bases de dados BVS (Biblioteca Virtual em Saúde – Bireme) e Periódicos Capes, na qual foram utilizados os descritores “Fonoaudiologia” e “Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade”, em português, inglês e espanhol. Resultados: Foram encontrados sete artigos relacionados à participação fonoaudiológica em escolares com o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, nas seguintes áreas: cinco em linguagem, um em audição e um em motricidade orofacial Conclusão: O estudo revelou que a fonoaudiologia, com relação ao TDAH, tem participação predominante na área da linguagem, que está relacionada com a consciência fonológica, memória de trabalhoe atenção em crianças em idade escolar.pt_BR
dc.description.abstractIntroduction: Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is a developmental disorder of self-control consisting of problems with attention, impulse control, and level of activity. Objective: To review the scientific literature about Speech-Language and Hearing Sciences performance in schoolchildren with Attention Deficit Hyperactivity Disorder. Method: This is an integrative literature review, carried out in the BVS (Biblioteca Virtual em Saúde - Bireme) and Periódicos Capes databases, in which the descriptors "Speech-Language and Hearing Sciences” and "Attention Deficit Hyperactivity Disorder" were used in Portuguese, English and Spanish. Results: Seven articles related to Speech-Language and Hearing Sciences participation were found in students with Attention Deficit Hyperactivity Disorder, in the following areas: five in language, one in hearing and one in orofacial motricity. Conclusion: The study revealed that Speech-Language and Hearing Sciences has a predominant area of language, which is related to phonological awareness andworking memory.en
dc.description.abstractIntroducción: El trastorno del déficit de atención/hiperactividad (TDAH) es um trastorno de desarrollo del autocontrol que consiste en problemas con atención, com el control del impulso y con el nivel de actividad. Objetivo: Revisar la literaturacientífica acerca de la actuación de la Fonoaudiología en escolares con Trastorno del Déficit de Atención y Hiperactividad. Método: Se trata de una revisión integradora de la literatura, llevado a cabo en las bases de datos de la BVS (Biblioteca Virtual em Saúde - Bireme) y en el Portal de Periodi cos Capes, en el que se utilizaron los descriptores "Fonoaudiologia" y "Transtorno por déficit de atención con hiperactividad" en portugués , inglés y español. Resultados: Se encontraron siete artículos relacionados a la participación fonoaudiológica en escolares con el trastorno del déficit de atención y hiperactividad, en las siguientes áreas: cinco en lenguaje, uno en audición y uno en motricidad orofacial. Conclusión: El estúdio reveló que la Fonoaudiología tiene participación predominante en la área del lenguaje, que está relacionada con la conciencia fonológica y la memoria de trabajo.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTranstorno do déficit de atenção com hiperatividadept_BR
dc.subjectSpeech-language and hearing sciencesen
dc.subjectADHDen
dc.subjectFonoaudiologiapt_BR
dc.subjectRevisão de literaturapt_BR
dc.subjectChild developmenten
dc.subjectFonoaudiologíaes
dc.subjectTDAHes
dc.subjectDesarrollo infantiles
dc.titleFonoaudiologia e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade : revisão integrativa da literaturapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001092776pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Odontologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationFonoaudiologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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