Mostrar el registro sencillo del ítem
Fonoaudiologia e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade : revisão integrativa da literatura
dc.contributor.advisor | França, Marcio Pezzini | pt_BR |
dc.contributor.author | Martins, Débora Regina Fagundes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-25T04:35:54Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/236234 | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: O transtorno do déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é um transtorno de desenvolvimento do autocontrole que consiste em problemas com atenção, com o controle do impulso e com o nível de atividade. Objetivo: Revisar a literatura científica acerca da atuação da Fonoaudiologia em escolares com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada nas bases de dados BVS (Biblioteca Virtual em Saúde – Bireme) e Periódicos Capes, na qual foram utilizados os descritores “Fonoaudiologia” e “Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade”, em português, inglês e espanhol. Resultados: Foram encontrados sete artigos relacionados à participação fonoaudiológica em escolares com o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, nas seguintes áreas: cinco em linguagem, um em audição e um em motricidade orofacial Conclusão: O estudo revelou que a fonoaudiologia, com relação ao TDAH, tem participação predominante na área da linguagem, que está relacionada com a consciência fonológica, memória de trabalhoe atenção em crianças em idade escolar. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introduction: Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is a developmental disorder of self-control consisting of problems with attention, impulse control, and level of activity. Objective: To review the scientific literature about Speech-Language and Hearing Sciences performance in schoolchildren with Attention Deficit Hyperactivity Disorder. Method: This is an integrative literature review, carried out in the BVS (Biblioteca Virtual em Saúde - Bireme) and Periódicos Capes databases, in which the descriptors "Speech-Language and Hearing Sciences” and "Attention Deficit Hyperactivity Disorder" were used in Portuguese, English and Spanish. Results: Seven articles related to Speech-Language and Hearing Sciences participation were found in students with Attention Deficit Hyperactivity Disorder, in the following areas: five in language, one in hearing and one in orofacial motricity. Conclusion: The study revealed that Speech-Language and Hearing Sciences has a predominant area of language, which is related to phonological awareness andworking memory. | en |
dc.description.abstract | Introducción: El trastorno del déficit de atención/hiperactividad (TDAH) es um trastorno de desarrollo del autocontrol que consiste en problemas con atención, com el control del impulso y con el nivel de actividad. Objetivo: Revisar la literaturacientífica acerca de la actuación de la Fonoaudiología en escolares con Trastorno del Déficit de Atención y Hiperactividad. Método: Se trata de una revisión integradora de la literatura, llevado a cabo en las bases de datos de la BVS (Biblioteca Virtual em Saúde - Bireme) y en el Portal de Periodi cos Capes, en el que se utilizaron los descriptores "Fonoaudiologia" y "Transtorno por déficit de atención con hiperactividad" en portugués , inglés y español. Resultados: Se encontraron siete artículos relacionados a la participación fonoaudiológica en escolares con el trastorno del déficit de atención y hiperactividad, en las siguientes áreas: cinco en lenguaje, uno en audición y uno en motricidad orofacial. Conclusión: El estúdio reveló que la Fonoaudiología tiene participación predominante en la área del lenguaje, que está relacionada con la conciencia fonológica y la memoria de trabajo. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade | pt_BR |
dc.subject | Speech-language and hearing sciences | en |
dc.subject | ADHD | en |
dc.subject | Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.subject | Revisão de literatura | pt_BR |
dc.subject | Child development | en |
dc.subject | Fonoaudiología | es |
dc.subject | TDAH | es |
dc.subject | Desarrollo infantil | es |
dc.title | Fonoaudiologia e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade : revisão integrativa da literatura | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001092776 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Psicologia | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Odontologia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Fonoaudiología (151)