Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorBertoglio, Vanderléia Morlinpt_BR
dc.contributor.authorAzzolin, Karina de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorSouza, Emiliane Nogueira dept_BR
dc.contributor.authorSilva, Eneida Rejane Rabelo dapt_BR
dc.date.accessioned2010-06-08T04:18:25Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.issn0102-6933pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/23606pt_BR
dc.description.abstractDesenvolveu-se um estudo transversal com o objetivo de avaliar o conhecimento de enfermeiros referente ao atendimento em parada cardiorrespiratória (PCR), relacionando esses resultados com o tempo decorrido da capacitação. Estudo realizado em um hospital geral em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, em julho e agosto de 2005. A amostra foi dividida em grupo 1 (33 enfermeiros de áreas com monitor cardíaco e desfibrilador) e grupo 2 (23 enfermeiros de áreas sem esses equipamentos). O grupo 1 apresentou maior número de acertos no reconhecimento de traçados eletrocardiográficos e 91% desta amostra reconheceu o algorítimo de fibrilação ventricular. O conhecimento do grupo 2 nas questões relativas ao atendimento básico foi de 85%. Demonstrou-se que em ambos os grupos avaliados o treinamento em PCR foi efetivo. Estratégias de educação continuada devem ser incentivadas e mantidas sistematicamente para garantir o melhor desempenho da equipe.pt_BR
dc.description.abstractSe desarrolló un estudio transversal con el objetivo de evaluar el conocimiento de enfermeros sobre la atención del paro cardiorrespiratorio (PCR), relacionando estos resultados con el tiempo transcurrido de capacitación. Estudio realizado en un hospital de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, en julio/agosto de 2005. La muestra fue dividida en: grupo 1 (33 enfermeros de áreas con monitor cardíaco y desfibrilador) y grupo 2 (23 enfermeros de áreas sin estos equipos). El grupo 1 presentó mayor número de aciertos en el reconocimiento de trazados electrocardiográficos y un 91% del grupo reconoció el algoritmo de fibrilación ventricular. El conocimiento del grupo 2 en las preguntas relativas a la atención básica fue del 85%. Se demostró que en los dos grupos evaluados, el entrenamiento en PCR fue efectivo. Estrategias de educación continua deben ser incentivadas y mantenidas sistemáticamente para asegurar un mejor desempeño del equipo.es
dc.description.abstractThis cross-sectional study aimed at evaluating the knowledge of nurses on cardiopulmonary resuscitation (CPR) as a function of the time elapsed since training was concluded. The study was performed in a general hospital in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, during July and August, 2005. Nurses were assigned to groups 1 (33 nurses, in units equipped with a heart monitor and a cardiac defibrillator) and 2 (23 nurses, in units without this equipment). Nurses in group 1 showed better knowledge on the recognition of electrocardiographic recordings, and 91% of them recognized the ventricular fibrillation algorithm. Among nurses in group 2, 85% had knowledge on issues relative to basic care. The results showed that training in CRP generates positive results. Continued and systematic education strategies are essential to ensure better performance of the nursing team.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoengpt_BR
dc.relation.ispartofRevista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 29, n.3 (jun. 2008), p. 454-460pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectParada cardiorrespiratória : Enfermagempt_BR
dc.subjectParo cardíacoes
dc.subjectEducação continuada em enfermagempt_BR
dc.subjectEducación continua en enfermeríaes
dc.subjectCapacitación profesionales
dc.subjectHeart arresten
dc.subjectEducationen
dc.subjectnursingen
dc.subjectcontinuingen
dc.subjectProfessional trainingen
dc.titleTempo decorrido do treinamento em parada cardiorrespiratória e o impacto no conhecimento teórico de enfermeirospt_BR
dc.title.alternativeEntrenamiento sobre paro cardiorrespiratorio: impacto en el conocimiento teórico de enfermeros es
dc.title.alternativeTraining in cardiopulmonary resuscitation: impact on the theoretical knowledge of nurses en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000670698pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem