Diversidade de gênero e sexualidade na educação musical : um levantamento bibliográfico comentado
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2021Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho tem como tema a diversidade de gênero e sexualidade na educação musical. Minha motivação para abordar esse tema está relacionada à minha história pré-universitária, quando fui vítima de LGBTQIA+fobia e, posteriormente, à minha aceitação como homem transgênero. Para compreender de modo mais detalhado como a área de educação musical vem se posicionando em relação a esse tema, defini como objetivo geral deste trabalho analisar a literatura nacional da área de educação musical sobre d ...
Este trabalho tem como tema a diversidade de gênero e sexualidade na educação musical. Minha motivação para abordar esse tema está relacionada à minha história pré-universitária, quando fui vítima de LGBTQIA+fobia e, posteriormente, à minha aceitação como homem transgênero. Para compreender de modo mais detalhado como a área de educação musical vem se posicionando em relação a esse tema, defini como objetivo geral deste trabalho analisar a literatura nacional da área de educação musical sobre diversidade de gênero e sexualidade. A estratégia adotada para o desenvolvimento deste trabalho foi o levantamento bibliográfico, sendo que os resultados são apresentados no formato de uma bibliografia comentada. Com base em um roteiro de leitura, foram analisados oito textos - seis artigos e dois capítulos de livros, selecionados a partir de buscas no Google Scholar, em bases de dados nacionais on-line disponíveis gratuitamente e em periódicos científicos brasileiros da área de música. A análise dos textos indica que, embora parte de suas/seus autoras/es compartilhe conceitos semelhantes sobre o tema, elas/es/us seguem diferentes alinhamentos. Além disso, todos os trabalhos analisados focam o tema na sua relação com a escola de educação básica, seja na perspectiva de estudantes, seja na perspectiva de professoras/es ou licenciandas/os/es. Essas/es autoras/es têm buscado, por meio de suas escritas, refletir sobre a cis-hetero-normatividade nas escolas, currículos e seus ensinos. Este trabalho encerra um ciclo da minha vida para iniciar outro. Ao ter oportunidade de conversar com outros, tornei me eu, em uma nova versão de mim, que busca incansavelmente por atualizações, melhorias e saberes outros, para que, assim, me torne cada vez mais eu. ...
Abstract
This undergraduate final paper focuses on the diversity of gender and sexuality in music education. My motivation to address this topic is related to my pre-university history, when I was a victim of LGBTQIA+phobia and, later, my acceptance as a transgender man. To understand in more detail how the area of music education has positioned itself in relation to this theme, this paper aimed at analyzing the Brazilian music education literature on gender and sexuality diversity, using the annotated ...
This undergraduate final paper focuses on the diversity of gender and sexuality in music education. My motivation to address this topic is related to my pre-university history, when I was a victim of LGBTQIA+phobia and, later, my acceptance as a transgender man. To understand in more detail how the area of music education has positioned itself in relation to this theme, this paper aimed at analyzing the Brazilian music education literature on gender and sexuality diversity, using the annotated bibliography as its strategy. Based on a reading guide, eight texts were analyzed - six articles and two book chapters. They were selected from searches on Google Scholar, Brazilian databases available online for free and Brazilian music journals. The analysis of the texts indicates that, although some of their authors share similar concepts on the subject, they follow different alignments. In addition, all the analyzed texts approach the theme in its relationship with the school of basic education, from the perspective of students, or from the perspective of teachers or undergraduates. Through their writings, the authors have sought to reflect on the cis-hetero-normativity in schools, curricula, and teaching practices. This paper ends a cycle of my life, to start another one. By having the opportunity to talk with others, I became a new version of myself, which tirelessly seeks updates, improvements, and other knowledge, so that, in this way, I become more and more myself. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Música: Licenciatura.
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