Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRosa, Raquel Borbapt_BR
dc.contributor.authorMaffacciolli, Rosanapt_BR
dc.contributor.authorNauderer, Taís Mariapt_BR
dc.contributor.authorPedro, Eva Néri Rubimpt_BR
dc.date.accessioned2010-06-08T04:18:10Zpt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.issn0102-6933pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/23548pt_BR
dc.description.abstractA educação em saúde constitui papel do enfermeiro nos diferentes contextos de trabalho. Observa-se que essas ações nem sempre são adequadas. Pressupõe-se, como uma das causas para isso, o despreparo teórico dos profissionais. O objetivo deste artigo, é refletir como um curso de graduação em enfermagem vem abordando a educação em saúde junto a seus alunos. Trata-se de uma pesquisa documental sendo os dados coletados nos planos de ensino de um curso de bacharelado em enfermagem. A análise evidenciou que o tema não é abordado adequadamente em todas as disciplinas como deveria. Conclui-se que a formação deve ampliar o aporte teórico das práticas de educação em saúde.pt_BR
dc.description.abstractLa educación en salud constituye el papel del enfermero en los diferentes contextos del trabajo, pero en la práctica se observa que esas acciones ni siempre son adecuadas. Se presupone que unas de las causas para eso es la escasa contribución teórica de los docentes. El objetivo de este artículo es reflexionar como un curso de graduación en enfermería viene abordando la educación en salud junto a sus alumnos. Es una pesquisa de documentos siendo los datos colectados en los planos de enseñanza de un curso de licenciatura en enfermería. El análises evidenció que el tema no es abordado adecuadamente en todas las disciplinas como debería. Se concluye que la formación del enfermero necesita de un soporte teórico más amplio que dé sustentación a las prácticas de educación en salud.es
dc.description.abstractThe education in health constitutes the role of the nurse in the different contexts of the work but in practice it has been observed that these actions not always are adequate. It is assumed that one of the causes is the scarce theoretical contribution of the teachers. The objective of this article is reflecting on how a graduation course of nursing has been approaching the health education with its pupils. It is a documental research being the data collected in the teaching plans of the nursing graduatin course. The analysis evidenced that the subject is not approached adequately in all of the disciplines, as it should be. The drawn conclusion is that the education of the nurse must broaden the theoretical information on the practices in health education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 27, n. 2 (jun. 2006), 185-192pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducación en saludes
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectEducación en enfermeríaes
dc.subjectEducação em enfermagempt_BR
dc.subjectEducaciónes
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectEnfermeríaes
dc.subjectCurrículumes
dc.subjectHealth educationen
dc.subjectEducationen
dc.subjectNursingen
dc.titleA educação em saúde no currículo de um curso de enfermagem : o aprender para educarpt_BR
dc.title.alternativeLa educación en salúd en el currículo de un curso de enfermería: el aprender para educar es
dc.title.alternativeEducation in health in the curriculum of a nursing course: learning for teaching en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000549526pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples