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dc.contributor.advisorBriggmann, Arcanjo Pedropt_BR
dc.contributor.authorZorawski, Ricardopt_BR
dc.date.accessioned2022-02-19T04:42:32Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/235394pt_BR
dc.description.abstractA pandemia do Coronavírus afetou o mundo de diversas formas, e as instituições escolares não ficaram de fora desse processo. A rápida transição para o formato de Ensino Remoto Emergencial no Brasil expôs muitas das falhas no sistema educacional do país, mas também possíveis direções e rumos que podem ser observados no progresso da prática pedagógica, principalmente no que diz respeito ao potencial do Ensino Remoto na aprendizagem. Com a crescente presença da tecnologia na nossa vida cotidiana, entender a era da informação vira cada vez mais relevante, e compreender o que isso significa no comportamento dos alunos e na relação deles com o ensino e seus professores é essencial para refinar o processo educativo. Através de uma análise do contexto histórico da educação no país, do papel do ensino presencial e das modalidades remotas de ensino como ferramentas da educação e da experiência de organizar e ministrar aulas durante a pandemia no modelo do Ensino Remoto Emergencial, este trabalho busca refletir sobre a possibilidade de se aproveitar as novas tecnologias disponíveis como valiosas ferramentas para trazer os métodos de ensino tradicionais para a contemporaneidade.pt_BR
dc.description.abstractThe Coronavirus pandemic has affected the world in different ways, and educational institutions have not been left out of this process. The rapid transition to the Emergency Remote Teaching format in Brazil exposed many of the flaws in the country's educational system, but also possible directions that can be observed for the progress of pedagogical practice, especially regarding the potential of Remote Teaching in learning. With the growing presence of technology in our everyday lives, understanding the age of information becomes increasingly relevant, and understanding what this means in the behavior of students and their relationship with teaching and their teachers is essential to refine the educational process. Through an analysis of the historical context of Brazilian education, the potential of traditional learning and remote learning modalities as education tools and the experience of organizing and teaching classes during the pandemic in the Emergency Remote Teaching model, this paper seeks to reflect on the possibility of taking advantage of the new technologies available as valuable tools to modernize traditional teaching methods.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino Remoto Emergencial (ERE)pt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectRemote Learningen
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectTeachingen
dc.subjectPandemicen
dc.subjectEducação : Históriapt_BR
dc.subjectPandemiaspt_BR
dc.subjectCOVID-19 (Doença)pt_BR
dc.titleA utilização do ensino remoto como recurso adicional na formação do cidadão contemporâneopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001137424pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Português e Francês: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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