O ensino da ditadura civil-militar brasileira : um olhar sobre as dissertações do profhistória (2016-2021)
Visualizar/abrir
Data
2021Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho analisa dissertações produzidas por professores/as da Educação Básica, no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória), entre os anos de 2016 e 2021, sobre o tema do ensino da ditadura civil-militar brasileira. Apresenta uma síntese dessas produções com o objetivo de identificar as discussões e as contribuições das pesquisas para os debates sobre a temática. A análise foi realizada com o objetivo de identificar os problemas de pesquisa levantado ...
Este trabalho analisa dissertações produzidas por professores/as da Educação Básica, no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória), entre os anos de 2016 e 2021, sobre o tema do ensino da ditadura civil-militar brasileira. Apresenta uma síntese dessas produções com o objetivo de identificar as discussões e as contribuições das pesquisas para os debates sobre a temática. A análise foi realizada com o objetivo de identificar os problemas de pesquisa levantados pelos/as professores/as pesquisadores/as, os referenciais teóricos que subsidiaram as investigações e as chamadas dimensões propositivas. Observou-se que os/as professores/as têm produzido trabalhos que ampliam as possibilidades de recursos didáticos para o ensino da História da ditadura civil-militar brasileira, lançando mão de arcabouços teórico e metodológicos que possibilitem a aprendizagem crítica dos/as alunos/as. Há uma evidente preocupação com um ensino de História capaz de fortalecer os valores democráticos, o conceito de cidadania, de democracia e as liberdades individuais e coletivas, bem como a identificação da necessidade de conscientização sobre os Direitos Humanos. Percebeu-se que os/as professores/as têm proposto atividades que aproximem os estudantes do método historiográfico para que, dessa forma, aprendam a fazer uma leitura crítica da sociedade em que vivem. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Bacharelado.
Coleções
-
TCC História (789)
Este item está licenciado na Creative Commons License