Desenvolvimento vocálico em um aprendiz multilíngue (L1: espanhol; L2: inglês; L3: português) : uma análise via sistemas dinâmicos complexos
dc.contributor.advisor | Alves, Ubiratã Kickhöfel | pt_BR |
dc.contributor.author | Santana, Anderson Miranda | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-02-19T04:42:17Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/235383 | pt_BR |
dc.description.abstract | Baseado em uma visão de língua à luz da Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos (TSDC) (LARSEN-FREEMAN; CAMERON, 2008; LARSEN-FREEMAN, 2015, 2017; DE BOT; LOWIE; VERSPOOR, 2007; DE BOT, 2015, 2017; LOWIE, 2017; LOWIE; VERSPOOR, 2019; YU; LOWIE, 2019; HIVER; AL-HOORIE, 2020), este trabalho investiga, a partir de uma análise longitudinal do processo de desenvolvimento de um aprendiz argentino de Inglês (L2) e Português (L3), possíveis efeitos de influência mútua entre os sistemas linguísticos do referido aprendiz no desenvolvimento do seu sistema vocálico. O participante é argentino e, no início da coleta de dados, já residia no Brasil há 3 anos e sete meses. Levando em consideração o longo período de residência no país de sua L3, verificou-se se havia possíveis efeitos de atrito linguístico (KUPSKE, 2021) em sua língua materna (L1: Espanhol). Para a realização do estudo, o aprendiz recebeu instrução formal sobre o componente fonéticofonológico do Português Brasileiro, com enfoque na produção da distinção entre /e/- / / e /o/-/ /, sons que exigem mais atenção dos hispânicos. As 24 sessões de coletas de dados ocorreram quinzenalmente entre outubro de 2018 e setembro de 2019, seguindo-se a metodologia AXA (HIVER; AL-HOORIE, 2020), de modo que tal procedimento foi realizado não somente antes e depois do período de instrução, mas também durante esse período. As sessões de coletas foram realizadas separadamente para cada uma das línguas, com o intuito de evitar a influência das outras línguas nos momentos de coletas de dados. As sessões de instrução ocorreram entre fevereiro e abril de 2019, com base em Alves, Brisolara e Perozzo (2017). Este trabalho conta com dois tipos de análises estatísticas: a descritiva, realizada a partir de plotagens e gráficos de desenvolvimento longitudinal, e a inferencial, por meio de Análises de Monte Carlo e suas detecções de picos significativos de variabilidade nos dados. A análise conjugada das abordagens descritiva e inferencial permitiu verificar dois momentos desenvolvimentais principais na trajetória do participante. O primeiro momento se deu antes da instrução explícita, e concentra as mudanças mais acentuadas no sistema linguístico do participante. Além disso, nessa primeira etapa, pode-se perceber que as mudanças verificadas em uma língua ocorriam quase simultaneamente nas outras línguas. O segundo momento desenvolvimental teve início duas coletas após o começo da instrução explícita e evidencia uma etapa com mudanças menos acentuadas e mais graduais no sistema linguístico do participante. A partir das análises verificadas, observa-se que os sistemas linguísticos do aprendiz (Espanhol, Inglês e Português) se mostram fortemente interconectados, o que vai ao encontro das premissas estabelecidas por uma visão complexa e dinâmica de língua. | pt_BR |
dc.description.abstract | Based on a view of language in the light of Complex Dynamic Systems Theory (TSDC) (LARSEN-FREEMAN; CAMERON, 2008; LARSEN-FREEMAN, 2015, 2017; DE BOT; LOWIE; VERSPOOR, 2007; DE BOT, 2015, 2017; LOWIE, 2017; LOWIE; VERSPOOR, 2019; YU; LOWIE, 2019; HIVER; AL-HOORIE, 2020), this study presents from a longitudinal analysis of the development process of an Argentine learner of English (L2) and Portuguese (L3) and investigates possible effects of a mutual influence among the learner's linguistic subsystems in the development of his vowel system. The participant is from Argentina and, at the beginning of data collection, had been living in Brazil for three years and seven months. This study verified whether there were possible effects of language attrition (KUPSKE, 2021) in his first language (L1: Spanish), taking into account the long period of residence in the country where his L3 is spoken. The participant received formal instruction on phonetic-phonological aspects of Brazilian Portuguese, focusing on the production of the distinction between /e/-/ / and /o/-/ /, which demand more attention from L1 Spanish speakers. The 24 data collection sessions took place every two weeks between October 2018 and September 2019, following an AXA methodology (HIVER; AL-HOORIE, 2020), as data collections were carried out not only before and after, but also during the instruction period. The data collection sessions were carried out separately in each of the languages to avoid the influence of other languages at the moment of data collection. The instruction sessions took place between February and April 2019, and were based on Alves, Brisolara, and Perozzo (2017). This study presents two types of statistical analysis: a descriptive one, based longitudinal plots and graphs, and an inferential one, using Monte Carlo analyses in the detection of significant variability peaks in the data. This combined analysis of descriptive and inferential approaches allowed us to verify two main developmental stages in the participant's trajectory. The first stage took place before the provision of explicit instruction and concentrated the most accentuated changes in the participant's linguistic system. Furthermore, in this first stage, the changes verified in one language occurred almost simultaneously in the other languages. The second developmental stage started two data collections after the beginning of explicit instruction and showed fewer accentuated and more gradual changes in the participant's language system. From these analyses, it is observed that the learner's linguistic subsystems (Spanish, English, and Portuguese) are strongly interconnected, which meets the tenets established by a complex and dynamic account of language. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Teoria dos sistemas dinâmicos complexos | pt_BR |
dc.subject | Language development | en |
dc.subject | Atrito linguístico | pt_BR |
dc.subject | Multilingual influence | en |
dc.subject | Aquisição da linguagem | pt_BR |
dc.subject | Explicit instruction | en |
dc.subject | Peak analysis | en |
dc.subject | Harmonia vocálica | pt_BR |
dc.subject | Multilinguismo | pt_BR |
dc.subject | Vowel development | en |
dc.subject | Linguística | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento vocálico em um aprendiz multilíngue (L1: espanhol; L2: inglês; L3: português) : uma análise via sistemas dinâmicos complexos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001136988 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Letras: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Letras (1219)