A leitura e a escrita literária no ensino de português como língua adicional : uma proposta de sequência didática
View/ Open
Date
2021Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho tem por objetivo propor um curso de leitura e escrita literária para o ensino de Português como Língua Adicional (PLA) com foco na leitura de textos de autoria feminina. O curso propõe o uso de textos da literatura brasileira no ensino de línguas adicionais a fim de promover o desenvolvimento da habilidade leitora, da produção oral e da escrita criativa dos estudantes a partir do contato com a língua em uso, proporcionando, desse modo, a sua inserção no meio cultural e social da l ...
Este trabalho tem por objetivo propor um curso de leitura e escrita literária para o ensino de Português como Língua Adicional (PLA) com foco na leitura de textos de autoria feminina. O curso propõe o uso de textos da literatura brasileira no ensino de línguas adicionais a fim de promover o desenvolvimento da habilidade leitora, da produção oral e da escrita criativa dos estudantes a partir do contato com a língua em uso, proporcionando, desse modo, a sua inserção no meio cultural e social da língua que estão aprendendo. Com base nos estudos de Fornari (2006), Takahashi (2008) e Cosson (2006), o estudo discute como o trabalho com textos literários pode contribuir para o ensino de línguas adicionais, bem como, sobre o importante papel do professor na escolha dos textos para o desenvolvimento de atividades de leitura e escrita. À vista de contribuir com essa discussão e com a atualização de propostas de ensino com textos literários, o estudo apresenta uma sequência didática, em que se busca apresentar e explorar obras contemporâneas e atuais, proporcionando, através dos temas e das histórias apresentadas, a identificação dos alunos com os textos em estudo. A partir da análise das atividades da sequência didática, observamos como a literatura pode ser explorada no ensino de línguas adicionais, apresentando uma maneira não apenas do estudante compreender a língua em estudo, mas também, apropriar-se dela de forma mais humana e artística. ...
Abstract
This work aims to propose a reading and writing course for teaching Portuguese as an Additional Language (PLA) with a focus on reading texts written by women. The course proposes the use of texts from Brazilian literature in the teaching of additional languages in order to promote the development of reading skills, oral production and creative writing of students from contact with the language in use, providing, in this way, their insertion in the cultural and social environment of the language ...
This work aims to propose a reading and writing course for teaching Portuguese as an Additional Language (PLA) with a focus on reading texts written by women. The course proposes the use of texts from Brazilian literature in the teaching of additional languages in order to promote the development of reading skills, oral production and creative writing of students from contact with the language in use, providing, in this way, their insertion in the cultural and social environment of the language they are learning. Based on studies by Fornari (2006), Takahashi (2008) and Cosson (2006), the study discusses how working with literary texts can contribute to the teaching of additional languages, as well as the important role of the teacher in the choice of texts for the development of reading and writing activities. In order to contribute to this discussion and to update teaching proposals with literary texts, the study presents a didactic sequence, composed of texts by female-authored texts, which sought to present and explore contemporary and current works, providing, through the themes exposed, the identification of students with the texts under study. From the analysis of the activities of the didactic sequence, we reflected on how literature can be explored in the teaching of additional languages, presenting a way not only for the student to understand the language under study, but also to appropriate it in a more human and artistic way. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Português e Literatura Portuguesa: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License