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dc.contributor.authorFuao, Fernando Delfino de Freitaspt_BR
dc.date.accessioned2022-02-18T04:34:18Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn2526-7310pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/235312pt_BR
dc.description.abstractEsse ensaio desloca as ideias da Pedagogia do oprimido de Paulo Freire para o campo da arquitetura, sob a forma de questionamento à pedagogia que é aplicada até hoje nas Faculdades de arquitetura – que aqui chamarei de Pedagogia da arquitetura bancária – comprometendo-a com a formação dos arquitetos e urbanistas e as decorrentes implicações sociais e questionando como o professor arquiteto tem desempenhado o papel de opressor-oprimido. Costuma-se pensar a Pedagogia do oprimido como uma metodologia que é preferencialmente aplicada aos processos de alfabetização de trabalhadores, esquecendo-se que a pedagogia do oprimido é para todos os âmbitos da educação, para todos e principalmente para os próprios educadores. O artigo @ capital é subcapítulo de um texto maior: A arquitetura da pedagogia bancária, onde se desconstrói o sentido da capital através da linguagem, desnudando a palavra capital (cap), e expondo os pré-conceitos e as oposições entre capital x cidades do interior, centro x periferia, Europa e terceiro mundo; estando esses sentidos completamente comprometidos com a questão da pedagogia bancária na arquitetura e urbanismo.pt_BR
dc.description.abstractThis essay moves the ideas of the Pedagogy of the Oppressed by Paulo Freire to the field of architecture, in the form of questioning the pedagogy that is applied today in Faculties of Architecture, which I will call Pedagogy of Banking Architecture here; committing it to the training of architects and urban planners and the resulting social implications, and how the teacher architect has played the role of oppressor-oppressed. It is customary to think of the Pedagogy of the oppressed as a methodology that is preferentially applied to the literacy processes of workers, forgetting that the pedagogy of the oppressed is for all areas of education, for all and especially for the educators themselves. The article @capital is a sub-chapter of a larger text: The architecture of banking pedagogy, where the meaning of capital is deconstructed through language, exposing the word capital, (cap), and exposing the preconceptions and oppositions between capital x cities from the interior, center x periphery, Europe and the third world; these senses being completely committed to the issue of banking pedagogy in architecture and urbanism.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPixo: revista de arquitetura, cidade e contemporaneidade. Pelotas. Vol. 6, n.20(2022), p. 21-51pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFreire, Paulo, 1921-1997pt_BR
dc.subjectCapitalen
dc.subjectCities of the interioren
dc.subjectCidades capitaispt_BR
dc.subjectCidades do interiorpt_BR
dc.subjectPeripheryen
dc.subjectPeriferia urbanapt_BR
dc.subjectPaulo Freireen
dc.subjectPedagogy of urbanismen
dc.title@ Capitalpt_BR
dc.title.alternative@ Capital en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001137507pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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