@ Capital
dc.contributor.author | Fuao, Fernando Delfino de Freitas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-02-18T04:34:18Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2526-7310 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/235312 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse ensaio desloca as ideias da Pedagogia do oprimido de Paulo Freire para o campo da arquitetura, sob a forma de questionamento à pedagogia que é aplicada até hoje nas Faculdades de arquitetura – que aqui chamarei de Pedagogia da arquitetura bancária – comprometendo-a com a formação dos arquitetos e urbanistas e as decorrentes implicações sociais e questionando como o professor arquiteto tem desempenhado o papel de opressor-oprimido. Costuma-se pensar a Pedagogia do oprimido como uma metodologia que é preferencialmente aplicada aos processos de alfabetização de trabalhadores, esquecendo-se que a pedagogia do oprimido é para todos os âmbitos da educação, para todos e principalmente para os próprios educadores. O artigo @ capital é subcapítulo de um texto maior: A arquitetura da pedagogia bancária, onde se desconstrói o sentido da capital através da linguagem, desnudando a palavra capital (cap), e expondo os pré-conceitos e as oposições entre capital x cidades do interior, centro x periferia, Europa e terceiro mundo; estando esses sentidos completamente comprometidos com a questão da pedagogia bancária na arquitetura e urbanismo. | pt_BR |
dc.description.abstract | This essay moves the ideas of the Pedagogy of the Oppressed by Paulo Freire to the field of architecture, in the form of questioning the pedagogy that is applied today in Faculties of Architecture, which I will call Pedagogy of Banking Architecture here; committing it to the training of architects and urban planners and the resulting social implications, and how the teacher architect has played the role of oppressor-oppressed. It is customary to think of the Pedagogy of the oppressed as a methodology that is preferentially applied to the literacy processes of workers, forgetting that the pedagogy of the oppressed is for all areas of education, for all and especially for the educators themselves. The article @capital is a sub-chapter of a larger text: The architecture of banking pedagogy, where the meaning of capital is deconstructed through language, exposing the word capital, (cap), and exposing the preconceptions and oppositions between capital x cities from the interior, center x periphery, Europe and the third world; these senses being completely committed to the issue of banking pedagogy in architecture and urbanism. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Pixo: revista de arquitetura, cidade e contemporaneidade. Pelotas. Vol. 6, n.20(2022), p. 21-51 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Freire, Paulo, 1921-1997 | pt_BR |
dc.subject | Capital | en |
dc.subject | Cities of the interior | en |
dc.subject | Cidades capitais | pt_BR |
dc.subject | Cidades do interior | pt_BR |
dc.subject | Periphery | en |
dc.subject | Periferia urbana | pt_BR |
dc.subject | Paulo Freire | en |
dc.subject | Pedagogy of urbanism | en |
dc.title | @ Capital | pt_BR |
dc.title.alternative | @ Capital | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001137507 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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