Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSouza, Marília Franceschinelli dept_BR
dc.contributor.authorRosa, Mauríciopt_BR
dc.date.accessioned2022-02-16T04:31:19Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1517-3941pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/235232pt_BR
dc.description.abstractEsse artigo tem como objetivo analisar a experiência vivida por uma professora em um curso de Cyberformação com professoras/professores/professories de matemática, o qual buscava discutir e refletir sobre a responsabilidade social frente às macro/micro exclusões/inclusões na educação matemática por meio de Tecnologias Digitais (produtos cinematográficos, softwares, aplicativos). Para isso, o foco é dado nas produções realizadas por ela durante o curso, para compreendermos o movimento formativo vivenciado. Assim, consideramosque o curso de Cyberformação possibilitou repensar o ensino de matemática, encorajando-a a inserir discussões sociais e políticasem suas práticas. A experiência coloca luz à urgência de repensarmos o ser e o formar professoras/professores/professoriesde matemática, de forma a contribuir para uma formação docente crítica, cidadã e voltada à responsabilidade social.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to analyse the experience of a teacher in a Cybereducation course with mathematics teachers, which sought to discuss andreflect on social responsibility in the face of macro/micro exclusions/inclusions in mathematics education through Digital Technologies (film products, software, applications). Thus, the focus is given to productions made by the female teacher during the course, in order to understand the formative movement experienced. Notwithstanding the aforesaid provision, we understand that the Cybereducation course made it possible to rethink the teaching of mathematics, encouraging her to include social and political discussions in her practices. The experience sheds light on the urgent need to rethink the being and the education of mathematics teachers, in order to contribute to a critical, civic and socially responsible mathematics teacher education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação matemática em revista (São Paulo). Vol. 27, n. 71 (abr./jun. 2021), p. 72-95pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMathematical educationen
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectJustiça socialpt_BR
dc.subjectSocial justiceen
dc.subjectDigital technologiesen
dc.subjectFilmen
dc.titleCyberformação, produtos cinematográficos e produção de aulas de matemática : em busca de uma educação matemática libertadorapt_BR
dc.title.alternativeCybereducation, film products and production of mathematics classes : in search of a liberating mathematics educationen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001136634pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples