Corpo, videogame e constituição de conhecimento matemático : um estudo com xbox kinect
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Data
2020Tipo
Outro título
Body, video game and mathematical knowledge constitution : a study with xbox kinect
Assunto
Resumo
Esta pesquisa objetiva investigarcomo se mostra a constituição do conhecimento matemático com o estudo dos movimentos corporais realizados por estudantes que jogam o game Sports Rivals,do videogame Xbox One com Kinect (sensor de movimento corporal). Quatro alunos do primeiro ano do Ensino Médio participaram da proposta. Para alcançarmos nosso objetivo, a pesquisa se ancorou em eixos teóricos para compreender qual relação docorpocoma constituição do conhecimento matemático e a utilização de Tecn ...
Esta pesquisa objetiva investigarcomo se mostra a constituição do conhecimento matemático com o estudo dos movimentos corporais realizados por estudantes que jogam o game Sports Rivals,do videogame Xbox One com Kinect (sensor de movimento corporal). Quatro alunos do primeiro ano do Ensino Médio participaram da proposta. Para alcançarmos nosso objetivo, a pesquisa se ancorou em eixos teóricos para compreender qual relação docorpocoma constituição do conhecimento matemático e a utilização de Tecnologias Digitais (TD). Assim, a tecnologiapermeia a pesquisa começando com a escolha do recurso, o planejamento dos encontros para a produção dos dados e formas de pensar que os estudantes revelam.Nesse artigo,é apresentada uma das formas de se mostrar a constituição do conhecimento matemático,sendo “Pela expressão da percepção do movimento de outro corpo”o modo peloqual os participantes expressam percepções dos movimentos do outro, refletindo matematicamente sobre isso. Esse fato permite que o seu próprio movimento se faça como repetição do que foi visto, havendo intuitivamente a ação de criar modelos para teste de movimento e aperfeiçoamento desse. A percepção se realiza nesseencontro ver-vistodo corpo do outro e nesse processoa constituição do conhecimento se mostra com os atos de ser-com-TD, pensar-com-TDe saber-fazer-com-TDpercebendo o corpo como atuante em todo o processo de constituição do conhecimento matemático. ...
Abstract
This research aims to research how the constitution of mathematical knowledge is shown with the study of body movements performed by students playing the game Sports Rivals, from the Xbox One video game with Kinect (body movement sensor). Four first-year high school students participated in the proposal. In order to achieve our goal, the research was anchored in theoretical axes to understandwhich relation of the body with the constitution of mathematical knowledge and the use of Digital Techno ...
This research aims to research how the constitution of mathematical knowledge is shown with the study of body movements performed by students playing the game Sports Rivals, from the Xbox One video game with Kinect (body movement sensor). Four first-year high school students participated in the proposal. In order to achieve our goal, the research was anchored in theoretical axes to understandwhich relation of the body with the constitution of mathematical knowledge and the use of Digital Technologies (DT). Thus, technology permeates the research, starting with the choice of the resource, the planning of the meetings for the production of data and ways of thinking that the students reveal. In this article, one of the ways of showing the constitution of mathematical knowledge is presented, being "By the expression of the perception of the movement of another body" the way in which the participants express perceptions of the movements of the other, reflecting mathematically on it. This fact allows theirown movement to be done as a repetition of what has been seen, with the intuitive action of creating models to test movement and improve it. We understand that even when it originates from the movement of another body, the perception remains corporal. We conclude that the constitution of knowledge in the process shows itself with the acts of being-with-DT, thinking-with-DTand knowing-how-to-do-with-DTperceiving the body as active in the entire process of constituting mathematical knowledge. ...
Contido em
RIPEM: Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Brasília, DF. Vol. 10, n.3 (2020), p. 45-69
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Nacional
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