A prova social da escolarização entre jovens de escolas públicas : trabalho e interatividade sociável nas periferias de Porto Alegre
Fecha
2021Otro título
Social proof of schooling among young people from public schools : work and sociable interactivity in the outskirts of Porto Alegre
La prueba social de la escolarización entre jóvens de escuelas públicas : trabajo e interactividad sociable en las periferias de Porto Alegre
Materia
Resumo
Nossas problematizações partem de resultados de pesquisa em localidades de periferia, destacando informações produzidas entre 2017 e 2019, em três bairros de Porto Alegre/RS. Buscamos compreender como os jovens confrontam a prova social da escolarização em estabelecimentos públicos sediados em tais contextos. Contribuições de Danilo Martuccelli são as referências teórico-metodológicas centrais, sendo que, em campo, dedicamo-nos à aplicação de questionários e à realização de grupos de discussão ...
Nossas problematizações partem de resultados de pesquisa em localidades de periferia, destacando informações produzidas entre 2017 e 2019, em três bairros de Porto Alegre/RS. Buscamos compreender como os jovens confrontam a prova social da escolarização em estabelecimentos públicos sediados em tais contextos. Contribuições de Danilo Martuccelli são as referências teórico-metodológicas centrais, sendo que, em campo, dedicamo-nos à aplicação de questionários e à realização de grupos de discussão e entrevistas narrativas. As interlocuções assinalaram uma implicação mútua entre práticas sociáveis e institucionais, de forma que modos de presença interativa percorriam diferentes níveis de ensino. A escolarização era experienciada em associação ao imperativo do trabalho e, também, sob o desafio da produção de sentidos ao presente na instituição. Nesse cenário, aventamos que a prova social da escolarização concorre às individuações mobilizando táticas metonímicas e interações singularizantes. ...
Abstract
This research was conducted in three peripheral neighborhoods of Porto Alegre/RS between 2017 and 2019. We seek to understand how youths confront the social proof of schooling in public facilities. Contributions by Danilo Martuccelli are our main references; data were collected via questionnaires, discussion groups, and narrative interviews. The interlocutions evinced a relationship between sociable and institutional practices and interactive modes of presence, which were showed through differe ...
This research was conducted in three peripheral neighborhoods of Porto Alegre/RS between 2017 and 2019. We seek to understand how youths confront the social proof of schooling in public facilities. Contributions by Danilo Martuccelli are our main references; data were collected via questionnaires, discussion groups, and narrative interviews. The interlocutions evinced a relationship between sociable and institutional practices and interactive modes of presence, which were showed through different levels of education. Schooling was experienced in articulation with the working imperative and under the challenge of producing meaning to their current situation in the institution. Therefore, we argue that the social proof of schooling fosters individuation by mobilizing metonymic tactics and singularizing interactions. ...
Resumen
Las problematizaciones del presente artículo parten de resultados de investigación producida entre 2017 y 2019 en la periferia urbana de la ciudad de Porto Alegre, estado de Rio Grande do Sul. Tratamos de comprender cómo los jóvenes se enfrentan a la prueba social de la escolarización en establecimientos públicos de estos contextos. Las contribuciones de Danilo Martuccelli son los referentes teórico-metodológicos centrales. En campo, se realizó la aplicación de cuestionarios y la realización de ...
Las problematizaciones del presente artículo parten de resultados de investigación producida entre 2017 y 2019 en la periferia urbana de la ciudad de Porto Alegre, estado de Rio Grande do Sul. Tratamos de comprender cómo los jóvenes se enfrentan a la prueba social de la escolarización en establecimientos públicos de estos contextos. Las contribuciones de Danilo Martuccelli son los referentes teórico-metodológicos centrales. En campo, se realizó la aplicación de cuestionarios y la realización de grupos de discusión y entrevistas narrativas. Las interlocuciones señalaron una implicación mutua entre prácticas sociables e institucionales, de manera que los modos de presencia interactiva atravesaban los diferentes niveles de enseñanza. La escolarización se experimentaba en asociación con el imperativo del trabajo y bajo el reto de producir sentidos referidos al presente en la institución. Así, planteamos que la prueba social de la escolarización concurre a las individuaciones, movilizando tácticas metonímicas e interacciones singularistas. ...
En
Revista brasileira de educação. Rio de Janeiro. Vol. 26 (2021), e260041, p. 1-24
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