Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSouza, Aline Corrêa dept_BR
dc.contributor.authorLopes, Marta Júlia Marquespt_BR
dc.date.accessioned2010-06-08T04:18:01Zpt_BR
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.issn0102-6933pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/23505pt_BR
dc.description.abstractEm uma escola de ensino fundamental de Porto Alegre, no ano de 2000, foi desenvolvida uma ouvidoria para facilitar o acesso da comunidade escolar à informação e ao atendimento de suas necessidades de saúde. As atividades basearam-se em três eixos: Capacitação para Adultos; Assistência e Educação. Essas atividades tiveram como foco a saúde e procuraram abordar diferentes temas, conforme necessidades da comunidade escolar. Assim, reafirmou-se a importância do desenvolvimento das técnicas de oficinas e consultas de enfermagem, como meios eficazes para se trabalhar educação e saúde junto à comunidade.pt_BR
dc.description.abstractDuring the year of 2000, in a Junior High School of Porto Alegre, a health listener service was introduced aiming to ease the path of the school community to information and to answer their health needs. The activities were based on three axes: Developing Adults Capabilities, Assistance and Education. Those activities focused on health and tried to approach different subjects according to the school community needs. Through this work, we support the importance of developing workshops and nursing consultations as efficient ways to bring education and health to the community.en
dc.description.abstractEl objectivo de ese proyecto realizado en una escuela primaria en Porto Alegre en 2000, fue desarrollar una ouvidoria para facilitar el acceso de la comunidad de educandos para la información acerca de la salud y consultas de enfermería. Las actividades fueran de tres modelos: capacitación de los adultos; asistencia y educación. Las actividades tuvieron como foco la atención en la salud, según la necesidad de la comunidad de educandos. Asi, reafirmamos la importancia del desarrollo de las tecnicas de oficina y de la consulta de enfermería para trabajar la educación y salud junto a la comunidad.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre. Vol. 23, n. 2 (jul. 2002), p. 123-141pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSaúde escolarpt_BR
dc.subjectSchool healthen
dc.subjectReferral and consultationen
dc.subjectNursingen
dc.subjectSalud escolares
dc.subjectRemision y consultaes
dc.subjectEnfermeríaes
dc.titleImplantação de uma ouvidoria em saúde escolar : relato de experiênciapt_BR
dc.title.alternativeIntroducing a health listener service in a school: experience report en
dc.title.alternativeA construção de uma ouvidoria em saúde escolar : relato de experiênciapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000347423pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples