Desvelando significados do primeiro banho no leito para alunos de um curso de auxiliares de enfermagem
dc.contributor.author | Buógo, Míriam | pt_BR |
dc.contributor.author | Cogo, Ana Luisa Petersen | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2010-06-08T04:18:01Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2002 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0102-6933 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/23504 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como objetivo desvelar o significado do banho no leito para alunos de um curso de auxiliares de enfermagem. Trata-se de uma investigação qualitativa com abordagem fenomenológica-hermenêutica. Os sujeitos são seis estudantes. Para coleta das informações, utilizou-se a entrevista semiestruturada, e a análise dos discursos foi realizada com abordagem hermenêutica (RICOUER, 1990; MOTTA, 1997; CROSSETTI, 1997). Os temas desvelados foram o enfrentamento de uma situação nova e o banho no leito como um encontro de cuidado. Acredita-se que a compreensão destes significados seja fundamental para o planejamento do ensino do cuidado, auxiliando os estudantes a vencerem suas dificuldades durante o banho no leito.9 | pt_BR |
dc.description.abstract | The present study aims to unveiling the meanings of first inbed patient bathing for students of a school of nursing assistants. The present study had a qualitative design and counted with a phenomenological-hermeneutic approach. Study participants were six students. Data collection was carried out through a semi-structured interview; and discourse analysis was done with a hermeneutic approach (RICOUER, 1990; MOTTA,1997; CROSSETTI, 1997). Topics unveiled were both the act of facing a new situation and inbed bathing as a moment of providing healthcare. We believe that the understanding of these meanings is essential for the planning of healthcare teaching,helping students to overcome difficulties during inbed bathing. | en |
dc.description.abstract | El presente estudio tiene como objetivo desvelar el significado del baño en el lecho para alumnos de un curso de practicantes. Se trata de una investigación cualitativa con enfoque fenomenológico-hermenéutico. Los sujetos son seis estudiantes. Para recolección de las informaciones, se ha utilizado la entrevista semiestructurada, y el análisis de los discursos fue realizado con enfoque hermenéutico (RICOUER, 1990; MOTTA, 1997; CROSSETTI, 1997). Los temas desvelados fueron los siguientes: enfrentar una situación nueva y baño en el lecho es un encuentro de cuidado. Se cree que la comprensión de estos significados sea fundamental para la planificación de la enseñanza del cuidado, auxiliando a los estudiantes a vencer sus dificultades durante el baño en el lecho. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre. Vol. 23, n. 2 (jul. 2002), p. 51-67 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Banho no leito | pt_BR |
dc.subject | Nursing care | en |
dc.subject | Cuidados de enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Baths | en |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Nursing | en |
dc.subject | Students nursing | en |
dc.subject | Atención de enfermería | es |
dc.subject | Baños | es |
dc.subject | Educación en enfermería | es |
dc.subject | Estudiantes de enfermería | es |
dc.title | Desvelando significados do primeiro banho no leito para alunos de um curso de auxiliares de enfermagem | pt_BR |
dc.title.alternative | Unveiling meanings of first inbed patient bathing to students of a school of nursing assistants | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000347409 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39951)Ciências da Saúde (10685)