A percepção dos alunos sobre a educação para saúde nas práticas hospitalares
dc.contributor.author | Thomé, Elisabeth Gomes da Rocha | pt_BR |
dc.contributor.author | Leal, Maria Ines | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2010-06-08T04:17:59Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2002 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0102-6933 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/23499 | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste estudo, identificamos através dos discentes, formas metodológicas de trabalhar a educação em saúde durante a realização das práticas curriculares nos hospitais e a sua importância para tentarmos mudar os caminhos da saúde no País. Foi uma pesquisa descritiva, qualitativa envolvendo 66 alunos do curso de graduação em enfermagem de uma Universidade privada da grande Porto Alegre. Este trabalho mostrou que o aluno percebe a importância da educação para a saúde e que esta deve ser realizada através de orientações a beira do leito e/ou grupos levando em consideração a individualidade dos pacientes. | pt_BR |
dc.description.abstract | In the present study, we identified, through students’ view, methodological ways of working with health education in hospital curricular practice and the importance of trying to change the future of health in the country. This descriptive and qualitative research involved 66 undergraduate students of a nursing school of a private university located on the metropolitan aerea of Porto Alegre. The results showed that the students realize the importance of education for health and that this education should be carried out through orientation on the bedside and/or in groups taking into consideration each patient’s individuality. | en |
dc.description.abstract | En este estudio, identificamos a través del discente, formas metodológicas de trabajar la educación en salud durante la realización de las prácticas curriculares en los hospitales y su importancia para intentar cambiar los caminos de la salud en el País. Fue una pesquisa descriptiva, cualitativa envolviendo 66 alumnos del curso de graduación de enfermería de una Universidad privada del gran Porto Alegre. Este trabajo mostró que el alumno percibe la importancia de la educación para la salud y que éste debe ser realizado a través de orientaciones al borde de la cama, en grupos y conferencias llevando en consideración la individualidad del enfermo. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Gaúcha de Enfermagem. Porto Alegre. Vol. 23, n. 1 (jan. 2002), p. 19-29 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Práticas hospitalares : Saúde : Educação | pt_BR |
dc.subject | Health education | en |
dc.subject | Hospital practice | en |
dc.subject | Educación en salud | es |
dc.subject | Práctica hospitalaria | es |
dc.title | A percepção dos alunos sobre a educação para saúde nas práticas hospitalares | pt_BR |
dc.title.alternative | Student´s perception concerning health education in the hospital practice | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000342994 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License

-
Artigos de Periódicos (42184)Ciências da Saúde (11415)