Os monumentos invisíveis : a sub-representação negra na estatuária porto-alegrense
Visualizar/abrir
Data
2021Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este projeto em Poéticas Visuais trabalha a relação entre monumento público, negritude, a cidade e aqueles que a habitam. Partindo da identificação da sub-representação negra na estatuária pública de Porto Alegre e com o objetivo de mostrar que a população negra também habitou e habita a cidade, o projeto propõe a ocupação artística de quatro territórios, todos com um histórico de ocupação negra: Redenção (Parque Farroupilha), Igreja das Dores, Ilhota e Areal da Baronesa. Tendo como alicerce as ...
Este projeto em Poéticas Visuais trabalha a relação entre monumento público, negritude, a cidade e aqueles que a habitam. Partindo da identificação da sub-representação negra na estatuária pública de Porto Alegre e com o objetivo de mostrar que a população negra também habitou e habita a cidade, o projeto propõe a ocupação artística de quatro territórios, todos com um histórico de ocupação negra: Redenção (Parque Farroupilha), Igreja das Dores, Ilhota e Areal da Baronesa. Tendo como alicerce as histórias locais e signos da diáspora africana, foram elaborados quatro monumentos digitais, utilizando ZBRUSH e BLENDER. Ao fim, cada um deles foi inserido em seu território através do uso de realidade aumentada pelo programa UNITY. ...
Abstract
This work in Visual Poetics develops the relationships between public monuments, black culture, the city, and those who inhabit it. Beginning with the identification of the black population subrepresentation in the public statuary of Porto Alegre and to show that the black population has inhabited the city in the past and still does in the present, this project proposes the artistic occupation of 4 territories, which have a tie with the black community history in the city: Redenção (Parque Farr ...
This work in Visual Poetics develops the relationships between public monuments, black culture, the city, and those who inhabit it. Beginning with the identification of the black population subrepresentation in the public statuary of Porto Alegre and to show that the black population has inhabited the city in the past and still does in the present, this project proposes the artistic occupation of 4 territories, which have a tie with the black community history in the city: Redenção (Parque Farroupilha, Igreja das Dores, Ilhota e Areal da Baronesa. Through local stories and Afro-Brazilian diaspora culture references, 4 digital monuments were made using ZBRUSH and BLENDER 3D softwares. After that, each one of them had been put in the territories through augmented reality using the UNITY engine. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Artes Visuais: Bacharelado.
Coleções
-
TCC Artes Visuais (660)
Este item está licenciado na Creative Commons License