Desenvolvimento de vídeo educativo para manejo de nutrição enteral em pacientes pediátricos
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Data
2021Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Introdução: A nutrição enteral é caracterizada pela terapia nutricional promovida através de um tubo ou estoma que se permeia da cavidade oral ao trato gastrointestinal. A utilização da NE no paciente pediátrico tem como objetivo suprir as demandas nutricionais que viabilizem o adequado desenvolvimento e crescimento da criança, quando a ingestão via oral é insuficiente ou contraindicada, e atua como tratamento coadjuvante de doenças. A partir da determinação da via de administração, estabilizaç ...
Introdução: A nutrição enteral é caracterizada pela terapia nutricional promovida através de um tubo ou estoma que se permeia da cavidade oral ao trato gastrointestinal. A utilização da NE no paciente pediátrico tem como objetivo suprir as demandas nutricionais que viabilizem o adequado desenvolvimento e crescimento da criança, quando a ingestão via oral é insuficiente ou contraindicada, e atua como tratamento coadjuvante de doenças. A partir da determinação da via de administração, estabilização do quadro do paciente e previsão de alta, é necessário iniciar o plano de desospitalização para avaliar a indicação do uso da terapia nutricional enteral domiciliar. Para isso, é imprescindível o conjunto de esforços da equipe multiprofissional para realizar a transição e preparação do paciente e seus responsáveis sobre os cuidados do uso da nutrição enteral domiciliar, proporcionando todos os benefícios trazidos pela alta hospitalar. Sendo assim, é de suma importância o desenvolvimento de recursos a serem utilizados para aptidão dos familiares e cuidadores no manejo da nutrição enteral, durante a hospitalização e em seu uso domiciliar, quando assim necessário. Objetivo: desenvolver matérias audiovisuais educativos sobre o manejo da terapia nutricional enteral domiciliar em pacientes pediátricos. Métodos: Trata-se de um estudo metodológico, realizado no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. A elaboração do projeto se fundamentou na produção de vídeos educativos em 3 fases: pré-produção, produção e pós-produção. A pré-produção se dividiu em: revisão narrativa da literatura, elaboração de roteiro e avaliação do roteiro por especialistas. A fase de produção consistiu na produção do vídeo educativo e a fase de pós-produção na avaliação do vídeo produzido pelo público-alvo. Resultados: Na etapa de pré-produção foi realizada a elaboração do roteiro do vídeo educativo, a partir da revisão de literatura, optando-se por construir quatro roteiros e vídeos com as subtemáticas determinadas conforme a compreensão dos principais assuntos referentes ao tema. A avaliação do roteiro foi realizada por 7 especialistas de diferentes áreas da saúde, e a partir da obtenção da aprovação e validação do conteúdo, foram realizados os ajustes sugeridos. Em sequência, a produção dos vídeos foi realizada conforme os diferentes temas propostos: explicando a nutrição enteral, cuidados, como preparar a dieta e como proceder em caso de intercorrências, foram e disponibilizados na plataforma de vídeos Youtube, tenho em média 4 minutos de duração. Em seguida, os vídeos foram avaliados e validados pelo público-alvo, atingindo a aprovação em todos os itens. Conclusões: o desenvolvimento de recursos audiovisuais mostra-se de suma importância para orientar e capacitar os cuidadores. A elaboração do roteiro foi fundamental para embasar o conteúdo e tornar a linguagem acessível e simples. As avaliações pelos especialistas e público-alvo possibilitaram aumentar a abrangência dos temas e confirmar a importância do desenvolvimento e disponibilização do material proposto, promovendo educação em saúde aos cuidadores de crianças em uso de terapia nutricional enteral domiciliar. ...
Instituição
Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Curso de Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde.
Coleções
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Ciências da Saúde (1250)
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