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dc.contributor.advisorNunes, Luciana Nevespt_BR
dc.contributor.authorGiordani, Natalia Elispt_BR
dc.date.accessioned2022-02-08T04:38:00Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/234907pt_BR
dc.description.abstractInformações estatísticas são presença diária na vida de qualquer cidadão e nos mais diferentes contextos. Além disso, a compreensão destas informações tem sido mencionada como uma habilidade importante para diversos profissionais, entre eles os da área da Saúde. Entretanto, devido à má experiência com Matemática no Ensino Básico, muitos estudantes apresentam, além de alto grau de ansiedade quando necessitam cursar a disciplina, atitudes negativas em relação à Estatística. A literatura indica que há relação entre a atitude do estudante e seu desempenho. Por isso, conhecer a atitude dos estudantes frente à Estatística permite compreender sua predisposição em aprendê-la e, a partir disso, é possível pensar em estratégias que possibilitem uma mudança, caso a atitude seja negativa, contribuindo para o desenvolvimento e formação da visão crítica destas pessoas. Sendo assim, esta tese tem como objetivos validar a escala de atitudes em relação à Estatística SATS-28 na versão Português (Brasil) para estudantes da área da Saúde a partir de um estudo realizado em uma Universidade brasileira (Artigo 1) e descrever as atitudes de acordo com as diferentes dimensões consideradas pelo instrumento validado (Artigo 2). Para isso, foi realizado um estudo transversal e utilizados dados de 493 estudantes de 15 cursos de graduação da área da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os resultados obtidos no Artigo 1 sugerem que a escala é válida. Quanto à avaliação das diferentes dimensões da atitude, os resultados apresentados no Artigo 2 indicam que os estudantes da área da saúde da UFRGS consideram que a Estatística é uma disciplina difícil (dimensão Dificuldade) e apresentam atitude afetiva negativa (dimensão Afetiva), porém compreendem sua importância (dimensão Valor). A partir desse entendimento, entendemos que estratégias como utilizar exemplos práticos adaptados a área de conhecimento da turma, com foco na exploração de conceitos e resultados estatísticos, podem ser utilizadas na tentativa de transformar a atitude dos estudantes e contribuir para a formação de profissionais melhor letrados estatisticamente.pt_BR
dc.description.abstractStatistical information is daily presence in any citizen’s life in most different contexts. In addition, understanding this information has been mentioned as an important skill for several professionals, including those in Health area. However, due to bad experiences with Mathematics in Basic Education, many students present, besides a high level of anxiety when they need to take the course, negative attitudes towards Statistics. Literature indicates that there is a relation between student attitude and performance. Therefore, knowing students’ attitudes towards Statistics allows us to understand their propensity to learn it and then it is possible to think about strategies that enable a change, in case the attitude is negative, contributing to the development and formation of students’ critical view. Thus, this thesis aims to validate the SATS-28 scale of attitudes towards Statistics in Brazilian Portuguese version for Health students from a study performed in a Brazilian University (Article 1) and describe their attitudes according to the different dimensions considered by the validated instrument (Article 2). For this, a cross-sectional study was carried out and data from 493 students from 15 undergraduate Health courses at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) was used. The obtained results in Article 1 suggest that the scale is valid. As for the evaluation of the different dimensions of attitude, the results presented in Article 2 indicate that UFRGS Health students consider Statistics a difficult subject (Difficulty dimension) and present a negative affective attitude (Affect dimension), but they understand its importance (Value dimension). Based on this understanding, we understand that strategies as using practical examples adapted to the class knowledge area, with a focus on exploring concepts and statistical results, can be used to try to transform students’ attitudes and contribute to form better statically literate professionals.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectStatistical educationen
dc.subjectEstudo de validaçãopt_BR
dc.subjectStatistical literacyen
dc.subjectEstatísticapt_BR
dc.subjectCiências da saúdept_BR
dc.subjectScale validationen
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectAttitudeen
dc.subjectHealthen
dc.titleValidação e aplicação de uma escala para medir atitudes em relação à estatística na área da saúdept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001136615pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Medicinapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Epidemiologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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