Influenciadores virtuais e a interação com o público: um estudo de caso sobre o PIN na plataforma Twitter
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2021Author
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Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho é composto por um estudo de caso sobre o influenciador virtual Pin e sua utilização pela marca Ponto para estimular a interação e gerar engajamento do público com a marca na plataforma Twitter. Para compreender essas movimentações de comunicação da marca, inicialmente foram conduzidas aproximações ao tema com a construção de dois capítulos teóricos. No primeiro, apresenta-se um histórico da internet e suas características enquanto espaço da comunicação em rede. No segundo, aborda- ...
Este trabalho é composto por um estudo de caso sobre o influenciador virtual Pin e sua utilização pela marca Ponto para estimular a interação e gerar engajamento do público com a marca na plataforma Twitter. Para compreender essas movimentações de comunicação da marca, inicialmente foram conduzidas aproximações ao tema com a construção de dois capítulos teóricos. No primeiro, apresenta-se um histórico da internet e suas características enquanto espaço da comunicação em rede. No segundo, aborda-se o conceito de marcas, de personalidade da marca, de interação e engajamento para, então, conceituar os influenciadores virtuais a partir de outros elementos de marca como personagens e mascotes, assistentes virtuais, chatbots e influenciadores digitais. Após essa fundamentação teórica, como metodologia da pesquisa também se assume uma postura exploratória, no sentido de ir à campo (digital) para verificar de que forma a marca utiliza o influenciador virtual para estimular a interação e o engajamento com o público no Twitter. Assim, a partir de um recorte de 12 tweets da marca publicados em setembro de 2021, foram coletados e analisados dados qualitativos, com base na técnica de análise do conteúdo, procurando investigar como se davam os diálogos e interações do Pin com o público na plataforma. Como resultado foi possível identificar e categorizar algumas das estratégias que a marca utiliza a partir do personagem virtual para estimular a interação com o público. Por exemplo, a criação de uma comunidade virtual ao redor do personagem; a apropriação de assuntos virais ou relevantes culturalmente para o público da marca; a conversação entre usuários e personagem; a criação de memes e de postagens de humor com o personagem; e o compartilhamento de conteúdos criados pelos próprios usuários, como forma de validar sua participação na comunidade e estimular outros usuários a criarem conteúdo com e sobre o Pin. ...
Abstract
This work consists of a case study on the virtual influencer Pin and its use by the brand Ponto to stimulate interaction and generate public engagement with the brand on Twitter. In order to understand these brand communication movements, approaches to the theme were initially conducted with the construction of two theoretical chapters. The first presents a history of the internet and its characteristics as a space for network communication. In the second, the concept of brands, brand personali ...
This work consists of a case study on the virtual influencer Pin and its use by the brand Ponto to stimulate interaction and generate public engagement with the brand on Twitter. In order to understand these brand communication movements, approaches to the theme were initially conducted with the construction of two theoretical chapters. The first presents a history of the internet and its characteristics as a space for network communication. In the second, the concept of brands, brand personality, interaction and engagement is approached, to then conceptualize virtual influencers from other brand elements such as characters and mascots, virtual assistants, chatbots and digital influencers. After this theoretical foundation, as a research methodology, an exploratory posture is also assumed, in the sense of going into the field (digital) to verify how the brand uses the virtual influencer to stimulate interaction and engagement with the public on Twitter. Thus, from a clipping of 12 tweets of the brand published in September 2021, qualitative data was collected and analyzed, based on the content analysis technique, seeking to investigate how Pin's dialogues and interactions with the public on the platform took place. As a result, it was possible to identify and categorize some of the strategies that the brand uses with the virtual character to stimulate interaction with the public. For example, creating a virtual community around the character; the appropriation of viral or culturally relevant issues for the brand's audience; the conversation between users and character; creating memes and humor posts with the character; and sharing content created by users themselves, as a way to validate their participation in the community and encourage other users to create content with and about Pin. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
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