Show simple item record

dc.contributor.advisorLasta, Elisangelapt_BR
dc.contributor.authorAvila, Caroline Godoi dept_BR
dc.date.accessioned2022-02-08T04:37:12Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/234851pt_BR
dc.description.abstractA presente monografia tem como temática o estudo da comunicação interna (CI) no Yammer, a partir da utilização da plataforma pelo Sebrae RS e das produções de conteúdo realizadas pela sua equipe de CI no contexto da pandemia da Covid-19. Dessa maneira, a problemática estabelecida se apresenta da seguinte forma: qual foi a proposta de produção de conteúdo realizada pela equipe de CI do Sebrae RS na plataforma Yammer durante o contexto da pandemia da Covid-19? Assim, para conseguirmos responder à pergunta norteadora do trabalho, definimos o objetivo geral da pesquisa: analisar a produção de conteúdo desenvolvida no Sebrae RS por meio das publicações na comunidade “Comunicação Interna” do Yammer, durante os quatro meses iniciais de pandemia da Covid-19 no Brasil, em 2020. Para tanto, utilizamos a metodologia de pesquisa empírica mediada por computador (JOHNSON, 2010), empregando-a através da triangulação de métodos, com a realização das técnicas de observação encoberta e não participativa (JOHNSON, 2010) e a análise de conteúdo (BARDIN, 1977), ambas aplicadas em relação à comunidade “Comunicação Interna” da organização objeto de estudo, no Yammer. A partir desses métodos, observamos que a equipe de CI do Sebrae RS usou essa ambiência como um meio de comunicação oficial no período inicial da pandemia da Covid-19 no Brasil. A produção de conteúdo realizada nessa plataforma demonstra a necessidade de um processo de CI estabelecido e atuante enquanto agente de mediação das relações no âmbito corporativo, atendendo aos interesses dos diferentes atores. O uso do Yammer como instrumento de comunicação digital também mostrou que essas ferramentas moldam, em alguma medida, a forma das mensagens divulgadas, o que se reflete na produção de conteúdo realizada pela equipe de CI do Sebrae RS. Ainda, identificamos nas publicações uma tendência de objetivo de comunicação, que é o de informar, um propósito relevante, mas desafiador, visto que a CI vai além do repasse de informações. Além disso, os resultados destacam como a comunicação interna, enquanto setor e processo, pode se traduzir em valor para as organizações e seus funcionários, a partir do aprimoramento das relações entre eles, especialmente em momentos de adversidades, como no caso da pandemia da Covid-19.pt_BR
dc.description.abstractThe following undergraduate thesis has as its theme the study of internal communication (IC) on Yammer, as from the use of the platform by Sebrae RS and from the content production performed by IC team on the COVID-19 pandemic scenario. Thus, the established problematic presents itself as: what was the content production proposal performed by Sebrae RS IC team on Yammer platform during the COVID-19 pandemic scenario? Thereby, in order to answer the guiding question from the paper, it was defined the general goal for the research: to analyze content production developed at Sebrae RS by means of publications on Yammer’s community “Internal Communication”, during the first four months of COVID-19 pandemic on Brazil. For that, it was used a computer-mediated empirical research methodology (JOHNSON, 2010), applying it through the triangulation of methods, with the performance of covered and non-participatory observation techniques (JOHNSON, 2010) and content analysis (BARDIN, 1977), both applied regarding the “Internal Communication” community from the studied organization, on Yammer. From these methods, it was observed that the IC team from Sebrae RS used this ambience as an official communication method in Brazil 's COVID-19 pandemic early stages. Content production performed on this platform shows the necessity of an established and active IC process while a direct contributor on corporative environment mediation, fulfilling the needs of its different individuals. The use of Yammer as an instrument of digital communication also brought up that these tools shape, somehow, the format of the disclosed messages, which reflects the content production performed by the Sebrae RS IC team. Still, it was identified in the publications as a trend for communication goal, which is the one to inform, a relevant purpose, but challenging, whereas IC goes beyond the information transmission. Besides, the results point out how internal communication, as from the perspective of sector and process, may resume itself as important value for the organization and its employees, from the enhancement of the relations among them, specially on adverse times as the COVID-19 pandemic scenario.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInternal communicationen
dc.subjectComunicação internapt_BR
dc.subjectComunicação digitalpt_BR
dc.subjectDigital communicationen
dc.subjectYammeren
dc.subjectContent productionen
dc.titleComunicação interna do SEBRAE RS no Yammer: análise da produção de conteúdo na pandemia da Covid-19pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001136637pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record