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dc.contributor.advisorBaldissera, Rudimarpt_BR
dc.contributor.authorJung, Alice Antunespt_BR
dc.date.accessioned2022-02-08T04:37:10Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/234850pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho, temos o objetivo de investigar quais sentidos de autoconhecimento são mobilizados em conteúdos promocionais das agências de intercâmbio de Porto Alegre, em seus blogposts. Para isso, percorremos uma trajetória teórica que abrange perspectivas sobre o conceito de autoconhecimento, a noção de identidade do sujeito na atualidade, comunicação organizacional, turismo e comunicação, ambiente digital, blogs e publicidade. Abordamos o conceito de autoconhecimento a partir de Jung (2011), Skinner (2003), Ryle (1963) apud. Marçal (2003) e Kant apud. Martins (2001), que permitiram observar diferentes perspectivas e definições; a questão da identidade a partir de Hall (2005), Bauman (1998) e Giddens (2002); a comunicação organizacional a partir de Weber (2009), Pinto (2008), Oliveira e De Paula (2008) e Baldissera (2009); turismo e comunicação a partir de Tadini (2010), Santos (2010) e Baldissera (2007); ambiente digital e blogs a partir de Barbora (2013), Baldissera (2017), Silva (2018), Marques (2012) e Primo (2008); e a publicidade a partir de Baudrillard (2000), Piedras e Jacks (2006) e Conceição (2008). O estudo foi realizado segundo os procedimentos metodológicos de análise e interpretação dos dados (GIL, 2008), a partir de 58 blogposts disponíveis nos blogs das agências selecionadas para o trabalho até 30 de setembro de 2021. Foi possível identificar três principais sentidos mobilizados acerca do autoconhecimento nas publicações: a) o autoconhecimento como um benefício do intercâmbio; b) o autoconhecimento como um requisito para a definição de características do intercâmbio; e c) o autoconhecimento como motivação para a realização do intercâmbio. O autoconhecimento nos conteúdos das agências de intercâmbio foi percebido como um dos atributos proporcionados pelo intercâmbio, porém sem destacar a complexidade dos processos identificatórios do indivíduo na atualidade.pt_BR
dc.description.abstractThe goal of this study is to investigate which meanings of self-knowledge are mobilized in Porto Alegre's exchange program agencies' promotional contents, on its blog posts. To attain this, we have been through a theoretical trajectory that comprehends various perspectives about the concept of self-knowledge, the subject's sense of identity on current days, organizational communication, digital environment, blogs and publicity. We've approached the concept of self-knowledge from Jung (2011), Skinner (2003), Ryle (1963) apud. Marçal (2003) and Kant apud. Martins (2001), which allowed us to observe different perspectives and definitions; the matter of identity from Hall (2005), Bauman (1998) and Giddens (2002); the organizational communication from Tadini (2010), Santos (2010) and Baldissera (2007); digital environment and blogs from Barbora (2013), Baldissera (2017), Silva (2018), Marques (2012) and Primo (2008); and the publicity from Baudrillard (2000), Piedras e Jacks (2006) and Conceição (2008). The study has been done according to the methodological procedures of data interpretation (GIL, 2008), out of 58 blog posts available on the agencies' blog pages, selected for this study until September 30th of 2021. It was possible to identify three main meanings mobilized around the concept of self-knowledge on these posts: a) self-knowledge as a benefit of the exchange program; b) self-knowledge as a requirement for the definition of exchange program's characteristics; c) self-knowledge as a motivation to go on an exchange program. The self-knowledge present on the exchange program agencies' contents was perceived as one of the attributes provided by the exchange program, but without highlighting the complexity of the identifying processes of the individual today.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectOrganizational communicationen
dc.subjectComunicação organizacionalpt_BR
dc.subjectBlogen
dc.subjectComunicação digitalpt_BR
dc.subjectSelf-knowledgeen
dc.subjectIdentityen
dc.subjectExchange programen
dc.titleO autoconhecimento como ferramenta de venda: uma análise do conteúdo promocional de agências de intercâmbio de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001136628pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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