O autoconhecimento como ferramenta de venda: uma análise do conteúdo promocional de agências de intercâmbio de Porto Alegre
dc.contributor.advisor | Baldissera, Rudimar | pt_BR |
dc.contributor.author | Jung, Alice Antunes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-02-08T04:37:10Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/234850 | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste trabalho, temos o objetivo de investigar quais sentidos de autoconhecimento são mobilizados em conteúdos promocionais das agências de intercâmbio de Porto Alegre, em seus blogposts. Para isso, percorremos uma trajetória teórica que abrange perspectivas sobre o conceito de autoconhecimento, a noção de identidade do sujeito na atualidade, comunicação organizacional, turismo e comunicação, ambiente digital, blogs e publicidade. Abordamos o conceito de autoconhecimento a partir de Jung (2011), Skinner (2003), Ryle (1963) apud. Marçal (2003) e Kant apud. Martins (2001), que permitiram observar diferentes perspectivas e definições; a questão da identidade a partir de Hall (2005), Bauman (1998) e Giddens (2002); a comunicação organizacional a partir de Weber (2009), Pinto (2008), Oliveira e De Paula (2008) e Baldissera (2009); turismo e comunicação a partir de Tadini (2010), Santos (2010) e Baldissera (2007); ambiente digital e blogs a partir de Barbora (2013), Baldissera (2017), Silva (2018), Marques (2012) e Primo (2008); e a publicidade a partir de Baudrillard (2000), Piedras e Jacks (2006) e Conceição (2008). O estudo foi realizado segundo os procedimentos metodológicos de análise e interpretação dos dados (GIL, 2008), a partir de 58 blogposts disponíveis nos blogs das agências selecionadas para o trabalho até 30 de setembro de 2021. Foi possível identificar três principais sentidos mobilizados acerca do autoconhecimento nas publicações: a) o autoconhecimento como um benefício do intercâmbio; b) o autoconhecimento como um requisito para a definição de características do intercâmbio; e c) o autoconhecimento como motivação para a realização do intercâmbio. O autoconhecimento nos conteúdos das agências de intercâmbio foi percebido como um dos atributos proporcionados pelo intercâmbio, porém sem destacar a complexidade dos processos identificatórios do indivíduo na atualidade. | pt_BR |
dc.description.abstract | The goal of this study is to investigate which meanings of self-knowledge are mobilized in Porto Alegre's exchange program agencies' promotional contents, on its blog posts. To attain this, we have been through a theoretical trajectory that comprehends various perspectives about the concept of self-knowledge, the subject's sense of identity on current days, organizational communication, digital environment, blogs and publicity. We've approached the concept of self-knowledge from Jung (2011), Skinner (2003), Ryle (1963) apud. Marçal (2003) and Kant apud. Martins (2001), which allowed us to observe different perspectives and definitions; the matter of identity from Hall (2005), Bauman (1998) and Giddens (2002); the organizational communication from Tadini (2010), Santos (2010) and Baldissera (2007); digital environment and blogs from Barbora (2013), Baldissera (2017), Silva (2018), Marques (2012) and Primo (2008); and the publicity from Baudrillard (2000), Piedras e Jacks (2006) and Conceição (2008). The study has been done according to the methodological procedures of data interpretation (GIL, 2008), out of 58 blog posts available on the agencies' blog pages, selected for this study until September 30th of 2021. It was possible to identify three main meanings mobilized around the concept of self-knowledge on these posts: a) self-knowledge as a benefit of the exchange program; b) self-knowledge as a requirement for the definition of exchange program's characteristics; c) self-knowledge as a motivation to go on an exchange program. The self-knowledge present on the exchange program agencies' contents was perceived as one of the attributes provided by the exchange program, but without highlighting the complexity of the identifying processes of the individual today. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Organizational communication | en |
dc.subject | Comunicação organizacional | pt_BR |
dc.subject | Blog | en |
dc.subject | Comunicação digital | pt_BR |
dc.subject | Self-knowledge | en |
dc.subject | Identity | en |
dc.subject | Exchange program | en |
dc.title | O autoconhecimento como ferramenta de venda: uma análise do conteúdo promocional de agências de intercâmbio de Porto Alegre | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001136628 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Comunicação Social (1879)