Comportamento sedentário e desenvolvimento motor infantil : uma revisão sistemática
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Data
2021Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
INTRODUÇÃO: Com a ascensão da tecnologia, cada vez mais crianças são expostas a dispositivos eletrônicos como tablets, celulares, televisão e computadores. Sendo assim, as mesmas trocaram o brincar e o se movimentar, pelo comportamento sedentário em frente às telas, podendo assim, afetar significativamente seu desenvolvimento infantil, sendo ele motor, cognitivo e sociocomportamental. OBJETIVO: Revisar sistematicamente comportamento sedentário e o desenvolvimento motor infantil. MÉTODOS: Revisã ...
INTRODUÇÃO: Com a ascensão da tecnologia, cada vez mais crianças são expostas a dispositivos eletrônicos como tablets, celulares, televisão e computadores. Sendo assim, as mesmas trocaram o brincar e o se movimentar, pelo comportamento sedentário em frente às telas, podendo assim, afetar significativamente seu desenvolvimento infantil, sendo ele motor, cognitivo e sociocomportamental. OBJETIVO: Revisar sistematicamente comportamento sedentário e o desenvolvimento motor infantil. MÉTODOS: Revisão sistemática de artigos originais que analisaram possíveis associações entre comportamento sedentário e o desenvolvimento motor em crianças e pré-escolares (0 a 5 anos de idade). Os artigos foram identificados por meio de buscas nas bases PubMed, Scielo, Embase e LILACS. O nível de evidência foi avaliado de acordo com a quantidade de estudos que reportaram significância estatística nas associações entre as variáveis e a qualidade dos artigos (o risco de viés). RESULTADOS: De 612 estudos iniciais, 10 compuseram a síntese final (quatro longitudinais e seis transversais). Desses, em oito foram observadas associações negativas entre o comportamento sedentário e o desenvolvimento motor e dois estudos não constataram associação entre as duas variáveis. Na análise do risco de viés, a maioria dos estudos apresentou baixo risco de viés, o que contribuiu significativamente para a qualidade da revisão. Dentre as principais limitações dos estudos, destaca-se a grande heterogeneidade entre as escalas que avaliaram o desenvolvimento motor e apenas duas linguagens incluídas na revisão, a língua portuguesa e a inglesa. CONCLUSÃO: A evidência disponível sugere que o comportamento sedentário está negativamente associado ao desenvolvimento motor infantil. Conclui-se que é de extrema importância estimular a criança o brincar e o desenvolver, procurando evitar o comportamento sedentário em excesso. Seria interessante os próximos estudos avaliarem de forma mais homogênea o desenvolvimento motor, buscando melhorar ainda mais a qualidade das evidências. ...
Instituição
Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Curso de Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde.
Coleções
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Ciências da Saúde (1509)
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