Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOliveira, Felipe Moura dept_BR
dc.contributor.authorRosa, Marcelle Marichal dapt_BR
dc.date.accessioned2022-02-08T04:36:23Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/234810pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo geral verificar se o jornalismo da revista Superinteressante cumpre com seu papel educativo quando abrange a Amazônia em suas pautas. Em busca de uma resposta para o problema de pesquisa — como a revista Superinteressante explora o potencial educativo do jornalismo em conteúdos digitais voltados à Amazônia em cenário de crise ambiental? —, a estrutura do trabalho está dividida em três etapas. A primeira realiza uma discussão teórica sobre jornalismo e educomunicação. Nela, são apresentados estudos sobre educomunicação; proximidades entre o jornalismo e a educação; jornalismo digital e educomunicação; exposição da evolução das gerações do jornalismo feito para a web e as sete características do webjornalismo. Na segunda, o jornalismo ambiental é aprofundado, trazendo sua história e conceituações, sua importância para mobilização da população, aproximações do Jornalismo Ambiental com a Educação e as categorias de análise de Girardi & Moraes (2016), que também são as categorias analíticas adotadas para esta pesquisa. A terceira etapa apresenta a análise de conteúdo das reportagens digitais selecionadas da revista Superinteressante, feita a partir das referências de Heloiza Golbspan Herscovitz (2007). O corpus selecionado contou com 13 reportagens. Foram estabelecidos também alguns objetivos específicos: mapear os tipos de conteúdos presentes na parte digital da revista Superinteressante; descrever esses conteúdos digitais de acordo com as 7 características do webjornalismo, definidas por João Canavilhas (2014); analisar o conteúdo dessas reportagens de acordo com as categorias de análise de Ilza Girardi & Claudia Moraes (2016), em sua pesquisa “Enlaces entre Educomunicação e Jornalismo Ambiental: a mudança climática em questão”; identificar recursos de caráter educativo no material analisado e refletir sobre o papel educativo do jornalismo. Em suma, este trabalho concluiu que as reportagens da Superinteressante relacionadas à Amazônia ajudam a impulsionar o potencial educativo do jornalismo ambiental, mas ainda há muito espaço para o refinamento da produção desses conteúdos, principalmente em relação à utilização das características do webjornalismo.pt_BR
dc.description.abstractThe present paper has, as general objective, to verify if the journalism of the Superinteressante magazine fulfills its educational role when it covers the Amazon Rainforest in its agenda. In search of an answer to the research problem — how does Superinteressante magazine explore the educational potential of journalism in digital content aimed at the Amazon Rainforest in a scenario of environmental crisis? — the structure of the work is divided into three stages. The first carries out a theoretical discussion on journalism and educommunication. In it, studies on educommunication are presented; proximity between journalism and education; digital journalism and educommunication; exposure of the evolution of the generations of journalism made for the web and the seven characteristics of web journalism. In the second, environmental journalism is deepened, bringing its history and concepts, its importance for mobilizing the population, approximations of Environmental Journalism with Education and the analysis categories of Girardi & Moraes (2016), which are also the analytical categories adopted for this research. The third stage presents the content analysis of selected digital reports from the magazine Superinteressante, based on references by Heloiza Golbspan Herscovitz (2007). The selected corpus had 13 reports. Some specific objectives were also established: to map the types of content present in the digital part of the Superinteressante magazine; describe these digital contents according to the 7 characteristics of web journalism, defined by João Canavilhas (2014); analyze the content of these reports according to the analysis categories of Ilza Girardi & Claudia Moraes (2016), in their research “Links between Educommunication and Environmental Journalism: climate change in question”; identify educational resources in the analyzed material and reflect on the educational role of journalism. In short, this paper concluded that Superinteressante's reports related to the Amazon Rainforest help to boost the educational potential of environmental journalism, but there is still a lot of room for the refinement of the production of these contents, especially in relation to the use of the characteristics of web journalism.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectJornalismo onlinept_BR
dc.subjectWebjournalismen
dc.subjectEducomunicaçãopt_BR
dc.subjectBolsonaro Governmenten
dc.subjectMagazine Journalismen
dc.subjectSuperinteressante (Revista)pt_BR
dc.subjectEducommunicationen
dc.subjectEnvironmental crisisen
dc.subjectDigital Journalismen
dc.subjectJournalismen
dc.titleO jornalismo ambiental superinteressante: uma análise dos conteúdos digitais da revista Superinteressante em cenário de crise na Amazôniapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001136575pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Jornalismopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples