Avaliação de um curso de auxiliar de enfermagem por seus egressos
dc.contributor.author | Chaves, Enaura Helena Brandão | pt_BR |
dc.contributor.author | Araújo, Valéria Giordani | pt_BR |
dc.contributor.author | Unicovsky, Margarita Ana Rubin | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2010-06-08T04:17:51Z | pt_BR |
dc.date.issued | 1998 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0102-6933 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/23467 | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo avalia o desempenho de um curso de auxiliar de enfermagem desenvolvido em um hospital de ensino, identificando aspectos positivos e negativos de seu funcionamento através da opinião de alunos egressos com relação ao alcance dos objetivos propostos, duração do mesmo, conteúdos ministrados, integração teoria x prática, estágios e processo de avaliação. Os dados foram coletados em uma população de 16 alunos que responderam a um questionário cujos resultados identificaram que o curso avaliado é reconhecido na comunidade e vem alcançando seus objetivos junto a mesma, embora algumas sugestões apresentadas levem-nos a repensar uma melhor forma de transmitir e internalizar no aluno a importância do embasamento teórico para uma formação profissional qualificada. | pt_BR |
dc.description.abstract | The study evaluates the performance of a nursing auxiliary course developed in a University Hospital. The aim is to identify positive and negative aspects of its functionning through the previous students opinion about: proposed objectives, duration of the course, subjects developed, theory and practice integration, practical lessons and the evaluation process. The data were collected through a sample of sixteen students that answered a questionnaire. The results showed that the evaluated course is well recognised by the community, although some suggestions indicate that we need to think about a best way of transmitting and internalising in the students the importance of theoretic background to a qualified professional performance. | en |
dc.description.abstract | El estudio evalúa el desempeño de un curso de auxiliar de enfermeria desenvolvido en un hospitalescuela, identificando aspectos positivos y negativos de su funcionamiento a través de la opinión de alumnos egresos en relación a alcanzar los objetivos propuestos, duración del curso, los contenidos ministrados, integración de la teoria x practica, las practicas y el proceso de evaluación. Los dados fueron colectados en una populación de 16 alumnos que respondierón un cuestionario donde los resultados identificaron que el curso valuado es reconocido en la comunidad y esta alcanzando los objectivos junto a ella, pero, algunas sugestiones dadas nos llevan a repensar una mejor forma de transmitir y internalizar en el alumno la importanzia del embazamiento teorico para la formación profesional calificada. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 19, n. 2 (jul. 1998), p. 106-110 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Nursing education | en |
dc.subject | Curso de auxiliar de enfermagem : Educacao : Egressos : Avaliacao | pt_BR |
dc.subject | Nursing course | en |
dc.subject | Cursos de enfermeria | es |
dc.subject | Valuación | es |
dc.title | Avaliação de um curso de auxiliar de enfermagem por seus egressos | pt_BR |
dc.title.alternative | Previous students opinion about a nursing auxiliary course | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000235419 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (40304)Health Sciences (10773)