Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBegossi, Tuany Defaveript_BR
dc.contributor.authorMazo, Janice Zarpellonpt_BR
dc.contributor.authorBossle, Cibele Biehlpt_BR
dc.contributor.authorLyra, Vanessa Bellanipt_BR
dc.date.accessioned2022-02-01T04:28:50Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1984-6444pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/234652pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem por objetivo compreender como ocorreu a organização dos saberes disciplinares do Curso Normal, da Escola Superior de Educação Física (ESEF), do estado do Rio Grande do Sul, durante o período em que este permaneceuem atividade (1940-1956). A narrativa historiográfica, guiada por Certeau (2017) e Chartier (2017),foi sustentada pelos pressupostos teórico-metodológicos dos saberes docentes, especialmente aqueles compreendidos por Desbiens (2005) e Tardif (2014) como saberes disciplinares e saberes curriculares. Este referencial foi articulado com a bibliografia sobre planejamento pedagógico, sobretudo aquela empregada por Libâneo (2012). O processo de análise e enfrentamento dos distintos documentos históricos utilizados pela pesquisa foi orientado pela técnica de análise documental, conforme descrita por Cellard (2012). Os resultados obtidos sustentaram a construção de uma leitura sobre a organização dos saberes disciplinares do CursoNormal de Educação Física da ESEF, os quais foram diferenciados, inicialmente, por suas características de ensino prático e teórico. Intrinsecamente a essas diferenciações,foi possível demarcar características do perfil profissional forjado pelo referidocurso. Neste cenário, os(as) professores(as) que frequentaram e concluíram o Curso Normal de Educação Física na ESEF, ao inserirem-senas escolas primárias, conduziram o ensino de uma Educação Física voltada ao saber fazer, característica estaquepermeavaa formação profissional da área, durante o período (1940-1957).pt_BR
dc.description.abstractThe present study aims to understand how an organization of disciplinary disciplines of the Normal Course, of the Escola Superior de Educação Física(ESEF), of the state of Rio Grande do Sul, occurred during the period in which the active activity (1940-1956). The historiographical narrative, guided by Certeau (2017) and Chartier (2017) was supported by the theoretical-methodological assumptions of teaching knowledge, especially those understood by Desbiens (2005) and Tardif (2014) as disciplinary knowledge and curricular knowledge. This reference was articulated with the bibliography on pedagogical planning, especially that used by Libâneo (2012). The analysis and confrontation process of the different historical documents used by the research was guided by the document analysis technique, as described by Cellard (2012). The results obtained supported the construction of a reading about an organization of the disciplinary knowledge of the Normal Physical Education Course of ESEF, which were differentiated by their practical and theoretical teaching characteristics. Intrinsically, these differentiations were possible to mark characteristics of the professional profile forged by the referred course. In this scenario, the teachers who attended and completed the Normal Course of Physical Education at ESEF, when inserting themselves in primary schools, led the teaching of a Physical Education focused on know how, a characteristic that permeated the professional training ofthe area, during the period (1940-1957).en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação (UFSM). Santa Maria, RS. Vol. 46, n.2 (jan./dez. 2021), p. 1-21pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHistory of physical educationen
dc.subjectEducação física : Históriapt_BR
dc.subjectHistory of educationen
dc.subjectUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola Superior de Educação Físicapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectTheoretical and practical teachingen
dc.titleNotas sobre os saberes disciplinares do Curso Normal da Escola Superior de Educação Física do Rio Grande do Sul (1940-1956)pt_BR
dc.title.alternativeNotes on the disciplinary knowledge of the Normal Course of the School of Physical Education of Rio Grande do Sul en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001136360pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples