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dc.contributor.authorDeves, Celina Escopellipt_BR
dc.contributor.authorNunes, Dulce Mariapt_BR
dc.date.accessioned2010-06-08T04:17:47Zpt_BR
dc.date.issued2001pt_BR
dc.identifier.issn0102-6933pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/23447pt_BR
dc.description.abstractEste estudo refere-se ao ensino/aprendizagem na disciplina de Fundamentos do Cuidado Humano III – módulo do cuidado – Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sob a ótica do aluno do curso de graduação em enfermagem. Em 1996, iniciou-se a disciplina, no quarto semestre do currículo, constituída da temática básica, onde os acadêmicos aprendem sobre a gênese do cuidado humano. Os relatos diários, dos alunos, durante a prática desse módulo, na Unidade Oncológica Pediátrica (UOP) de um hospital de ensino, em Porto Alegre-RS, foram submetidos à análise fenomenológica, com base em Merleau-Ponty (Martins, 1992). Da análise emergiu o significado expresso pelo aluno quanto às experiências na UOP; a relação entre ensino-prática, base teórica e cuidado.pt_BR
dc.description.abstractThis paper refers to teaching/learning in a subject named Fundaments of Human Care III – Care Module – at the Nursing School of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul, under the vision of the undergraduate student. In 1996, the subject started at the fourth semester of the curriculum, constituted of its basic thematic, and in which the students learn about the genesis of human care process. The daily reports of the students during this module practice at the Pediatric Oncology Unit (POU) of a University Hospital, in Porto Alegre, RS, were submitted to phenomenological analysis, based on Merleau-Ponty (Martins, 1992). From this analysis emerged the significance expressed by the student of the experiences on the POU; the relation between teaching-practice; theoretical basis and care.en
dc.description.abstractEste estudio es relativo a la enseñanza/aprendizaje en la asignatura de “Fundamentos do Cuidado Humano”, módulo del cuidado Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, bajo la óptica del alumno del curso de graduación en enfermería. En 1996 inició la asignatura en lo cuarto periodo del currícolo, constituida de la temática básica, donde los estudiantes aprenden sobre la genesis del cuidado humano. Los informes diarios, emitidos por los alumnos durante la práctica de este módulo, en la Unidad Oncológica Pediátrica de un hospital de enseñanza, en Porto Alegre-RS, fueron sometidos al análisis fenomonológica, com base em Merleau-Ponty (Martins, 1992) Del análisis emergió el significado expresso por el alumno respecto a las experiencias en la UOP, la relación entre enseñanzapráctica, base teórica y cuidado.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 22, n. 1 (jan. 2001), p. 69-82pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCuidado humano : Ensinopt_BR
dc.subjectHuman careen
dc.subjectGenesisen
dc.subjectCuidados de enfermagem : Ensinopt_BR
dc.subjectEstudantes de enfermagempt_BR
dc.subjectNursingen
dc.subjectTeachingen
dc.subjectCuidado humanoen
dc.subjectGeneseen
dc.subjectEnseñanza de enfermeríaen
dc.titleDesafio de ensinar a cuidar sob a ótica do aluno do curso de graduação em enfermagempt_BR
dc.title.alternativeThe challenge of teaching how to care: the vision of the nursing undergraduate student en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000309732pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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