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dc.contributor.authorWeber, Larissapt_BR
dc.contributor.authorRosa, Roger dos Santospt_BR
dc.contributor.authorSilva, Paula Andreza Ferreira dapt_BR
dc.date.accessioned2022-01-27T04:30:32Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1984-2147pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/234477pt_BR
dc.description.abstractO artigo apresenta um recorte de estudo avaliativo que resultou em dissertação de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem como objetivo apresentar as modificações nas práticas de atenção à saúde mental, em especial aquelas voltadas a pessoas em uso prejudicial de álcool e outras drogas, decorrentes da participação de trabalhadores da Secretaria Municipal de Saúde de Guaíba/RS no projeto de educação permanente em saúde mental denominado “Percursos Formativos na Rede de Atenção Psicossocial: Intercâmbio entre experiências”. Para alcançar tais objetivos desenvolveu-se um estudo qualitativo, observacional, de cunho descritivo, cuja coleta de dados se deu através de entrevistas semiestruturadas individuais com 22 participantes e consultas a documentos pertinentes ao projeto. Os dados foram analisados à luz da análise de conteúdo proposta por Bardin. Como resultados, constatou-se que os princípios da Reforma Psiquiátrica, revisitados ao longo do Percurso, passaram a influenciar mais fortemente o planejamento das atividades diárias dos profissionais. Detectou-se maior clareza entre os trabalhadores quanto ao papel de cada serviço da Rede de Atenção Psicossocial e maior articulação entre a rede. Percebeu-se redução de estigmas associados à saúde mental de uma forma geral e com os usuários de álcool e outras drogas de modo particular e, por conseguinte, qualificação das práticas. Observou-se que o intercâmbio foi decisivo na solidificação das modificações na RAPS que estavam em curso, representando uma via bemsucedida para impactar tanto na formação profissional quanto pessoal dos participantes, o que se mostra necessário em tempos de novos retrocessos.pt_BR
dc.description.abstractThe article presents a part of an evaluative study that resulted in a dissertation of a Professional Master's in Health Education from the Federal University of Rio Grande do Sul. It aims to present the changes in mental health care practices, especially those aimed at people in harmful use of alcohol and other drugs, resulting from the participation of workers from the Municipal Health Department of Guaíba/RS in the mental health education project called “Formative Journey in the Psychosocial Care Network: Interchange between experiences”. To achieve these objectives, a qualitative, observational and descriptive study was developed, whose data collection took place through individual semi-structured interviews with 22 participants and consultations on documents relevant to the project. Data’s analysis was guided by Bardin’s content analysis method. The results indicate that the principles of Psychiatric Reform, revisited along the formation, began to have a stronger influence on the planning of professionals' daily activities. Greater clarity was found among workers as to the role of each network’ service and greater articulation between the network. It was also noticed a reduction in stigmas associated with mental health in general and with users of alcohol and other drugs in a particular way and, therefore, qualification of practices. It was observed that the interchange was decisive in solidifying the changes in the Psychosocial Care Network that were underway, representing a successful way to impact both the professional and personal training of the participants, which is necessary in times of new setbacks.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos brasileiros de saúde mental. Florianópolis. Vol. 13, no. 17 (2021), p. 225-243pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectUnified Health Systemen
dc.subjectSistema Único de Saúdept_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectMental healthen
dc.subjectTranstornos relacionados ao uso de substânciaspt_BR
dc.subjectSubstance-related disordersen
dc.subjectEducation, continuingen
dc.subjectEducação continuadapt_BR
dc.subjectHumanização da assistênciapt_BR
dc.subjectHumanization of assistenceen
dc.titlePercursos formativos na rede de atenção psicossocial e a qualificação da atenção a pessoas em uso prejudicial de álcool e outras drogaspt_BR
dc.title.alternativeFormative journey in the psychosocial care network and the qualification of care for people in harmful use of alcohol and other drugs en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001135229pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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