Percursos formativos na rede de atenção psicossocial e a qualificação da atenção a pessoas em uso prejudicial de álcool e outras drogas
dc.contributor.author | Weber, Larissa | pt_BR |
dc.contributor.author | Rosa, Roger dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Paula Andreza Ferreira da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-01-27T04:30:32Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1984-2147 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/234477 | pt_BR |
dc.description.abstract | O artigo apresenta um recorte de estudo avaliativo que resultou em dissertação de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem como objetivo apresentar as modificações nas práticas de atenção à saúde mental, em especial aquelas voltadas a pessoas em uso prejudicial de álcool e outras drogas, decorrentes da participação de trabalhadores da Secretaria Municipal de Saúde de Guaíba/RS no projeto de educação permanente em saúde mental denominado “Percursos Formativos na Rede de Atenção Psicossocial: Intercâmbio entre experiências”. Para alcançar tais objetivos desenvolveu-se um estudo qualitativo, observacional, de cunho descritivo, cuja coleta de dados se deu através de entrevistas semiestruturadas individuais com 22 participantes e consultas a documentos pertinentes ao projeto. Os dados foram analisados à luz da análise de conteúdo proposta por Bardin. Como resultados, constatou-se que os princípios da Reforma Psiquiátrica, revisitados ao longo do Percurso, passaram a influenciar mais fortemente o planejamento das atividades diárias dos profissionais. Detectou-se maior clareza entre os trabalhadores quanto ao papel de cada serviço da Rede de Atenção Psicossocial e maior articulação entre a rede. Percebeu-se redução de estigmas associados à saúde mental de uma forma geral e com os usuários de álcool e outras drogas de modo particular e, por conseguinte, qualificação das práticas. Observou-se que o intercâmbio foi decisivo na solidificação das modificações na RAPS que estavam em curso, representando uma via bemsucedida para impactar tanto na formação profissional quanto pessoal dos participantes, o que se mostra necessário em tempos de novos retrocessos. | pt_BR |
dc.description.abstract | The article presents a part of an evaluative study that resulted in a dissertation of a Professional Master's in Health Education from the Federal University of Rio Grande do Sul. It aims to present the changes in mental health care practices, especially those aimed at people in harmful use of alcohol and other drugs, resulting from the participation of workers from the Municipal Health Department of Guaíba/RS in the mental health education project called “Formative Journey in the Psychosocial Care Network: Interchange between experiences”. To achieve these objectives, a qualitative, observational and descriptive study was developed, whose data collection took place through individual semi-structured interviews with 22 participants and consultations on documents relevant to the project. Data’s analysis was guided by Bardin’s content analysis method. The results indicate that the principles of Psychiatric Reform, revisited along the formation, began to have a stronger influence on the planning of professionals' daily activities. Greater clarity was found among workers as to the role of each network’ service and greater articulation between the network. It was also noticed a reduction in stigmas associated with mental health in general and with users of alcohol and other drugs in a particular way and, therefore, qualification of practices. It was observed that the interchange was decisive in solidifying the changes in the Psychosocial Care Network that were underway, representing a successful way to impact both the professional and personal training of the participants, which is necessary in times of new setbacks. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Cadernos brasileiros de saúde mental. Florianópolis. Vol. 13, no. 17 (2021), p. 225-243 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Unified Health System | en |
dc.subject | Sistema Único de Saúde | pt_BR |
dc.subject | Saúde mental | pt_BR |
dc.subject | Mental health | en |
dc.subject | Transtornos relacionados ao uso de substâncias | pt_BR |
dc.subject | Substance-related disorders | en |
dc.subject | Education, continuing | en |
dc.subject | Educação continuada | pt_BR |
dc.subject | Humanização da assistência | pt_BR |
dc.subject | Humanization of assistence | en |
dc.title | Percursos formativos na rede de atenção psicossocial e a qualificação da atenção a pessoas em uso prejudicial de álcool e outras drogas | pt_BR |
dc.title.alternative | Formative journey in the psychosocial care network and the qualification of care for people in harmful use of alcohol and other drugs | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001135229 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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