Aplicabilidade da análise de conteúdo a pesquisa educacional
View/ Open
Date
1979Author
Type
Abstract in Portuguese (Brasil)
Estudo sobre a análise de conteúdo, baseado nos trabalhos de Bardin (1977) e Berelson (1954), com as suas possíveis aplicações na área de educação. Apresenta-se um breve histórico do desenvolvimento da conceituação e do método de análise de conteúdo, desde as primeiras notícias sobre o assunto até a atualidade. Examinam-se as etapas do processo e as técnicas de análise de conteúdo, apresentando-se sugestões para sua aplicação no campo da educação. Conclui-se que o método pode desempenhar um pap ...
Estudo sobre a análise de conteúdo, baseado nos trabalhos de Bardin (1977) e Berelson (1954), com as suas possíveis aplicações na área de educação. Apresenta-se um breve histórico do desenvolvimento da conceituação e do método de análise de conteúdo, desde as primeiras notícias sobre o assunto até a atualidade. Examinam-se as etapas do processo e as técnicas de análise de conteúdo, apresentando-se sugestões para sua aplicação no campo da educação. Conclui-se que o método pode desempenhar um papei relevante por ser de muita utilidade e fácil aplicabilidade em quase todas, senão todas as modalidades de pesquisa educacional. ...
Abstract
Study concerning content analysis based on the works of Bardin (1977) and Berelson (1954) with possible applications in education. It presents a brief history of the conceptual development and methodology of content analysis from its early stages to the present. Examining the stages of the process and the techniques of content analysis as well as suggestions on how to apply in the field of education. It was concluded that the method is relevant since it is very useful and is simple to apply in ...
Study concerning content analysis based on the works of Bardin (1977) and Berelson (1954) with possible applications in education. It presents a brief history of the conceptual development and methodology of content analysis from its early stages to the present. Examining the stages of the process and the techniques of content analysis as well as suggestions on how to apply in the field of education. It was concluded that the method is relevant since it is very useful and is simple to apply in many educational research models. ...
In
Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 4, n. 1 (jan./jun. 1979), p. 89-100
Source
National
Collections
-
Journal Articles (34616)Humanities (5838)
This item is licensed under a Creative Commons License
