Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilveira, Rosa Maria Hesselpt_BR
dc.contributor.authorTesser, Nayrpt_BR
dc.contributor.authorGraeff, Telisa Furlanettopt_BR
dc.date.accessioned2022-01-26T04:40:07Zpt_BR
dc.date.issued1980pt_BR
dc.identifier.issn0100-3143pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/234423pt_BR
dc.description.abstractEsta investigação tem como objetivo o exame dos programas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do segundo grau e a avaliação do nível dos professores da referida disciplina no que diz respeito a conhecimentos básicos de Lingüística e Teoria da Literatura. Tendo como área de abrangência o município de Porto Alegre - RS, a pesquisa se valeu de dois instrumentos: um questionário preenchido pelo professor e o programa fornecido pelo mesmo. Coletados os dados em 59 das 64 escolas de segundo grau em efetivo funcionamento, num total de 155 questionários com programas correspondentes, foram preenchidas as tabelas previstas e procedeu-se a um tratamento estatístico. A análise estatística não demonstrou que a maioria dos programas fosse seqüencialmente desorganizada nem que contivesse irrelevâncias que comprometessem o seu nível, embora a percentagem de tais ocorrências fosse ligeiramente superior a 50%. Também não se pôde provar uma correlação significativa entre o nível de preparo do professor e o nível de programa que adota, demonstrando que possivelmente seus conhecimentos teóricos não são transponados para a prática docente. Embora tais hipóteses não fossem provadas, o exame dos programas revelou uma extraordinária desigualdade entre os mesmos, no que diz respeito a conteúdo, terminologia e orientação.pt_BR
dc.description.abstractThis inquiry has as its Scope the exam of the programs of Portuguesa Language and Brazilian Literature in highschools and the evaluacion of the level of knowledge the teachers of Linguistics and Theory of Literature reached in those matters. The research, restricted to the area of the country of Porto Alegre, Rio Grande do Sul, made use of two tools: a questionnaire, filled by the teacher, and the study plan provided by him. The data collected from 59 from the« + hoghschools that function effectively, in an amount of 155 questionnaires with the related study plans, were tabulated and were subjected to a statistical handling. The statistical study did not demonstrate that the major part of the programs were sequencially disorganized, nor that they had irrelevancies that could put down their leve, although these occurencies swoved a rate lightly higher than 50%. It was also impossible to prove a significant relacionship between the teacher's akill and the level of the plan he uses, demonstrating that he possibly does note put in practice at classes his the, retical knowledge. Though these hipotheses were not be proved, the checkup of the study plans revealed an extraordinary unequality between them, referring to contents, terminology and orientation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 5, n. 3 (set./dez. 1980), p. 259-276pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de segundo graupt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.titleEstudo dos programas de ensino de língua portuguesa e literatura brasileira no 2. graupt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000066009pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples