Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorQuequi, Greice Borgespt_BR
dc.contributor.authorFioreze, Leandra Anversapt_BR
dc.date.accessioned2022-01-26T04:39:11Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/234407pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo tem como objetivo mostrar aspectos declarativos externalizados por estudantes do nono ano do Ensino Fundamental ao programar situações relacionadas à geometria dos polígonos regulares, por meio do software Scratch. O aporte teórico relacionado à compreensão do processo de construção dos conceitos baseia-se na Teoria dos Campos Conceituais, de Vergnaud, e o processo de programar e aprender é fundamentado no Construcionismo, de Seymour Papert. A experimentação foi realizada com discentes do nono ano do Ensino Fundamental dos Anos Finais de uma escola privada de Porto Alegre. A partir dos resultados, constatou-se que a externalização pelos estudantes de ações, ideias e registros escritos associada à programação com o software Scratch contribuiu para a resolução de situações relacionadas à geometria de polígonos regulares. O uso do Scratch foi relevante como ferramenta para pensar, construir e testar os teoremas em ação e os conceitos em ação dos estudantes.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to show declarative aspects externalized by students in the ninth year of elementary school, when programming situations related to the geometry of regular polygons, using the Scratch software. The theoretical contribution related to the understanding of the concept construction process is based on Vergnaud's Theory of Conceptual Fields and the programming and learning process is based on Seymour Papert's Constructionism. The experimentation was carried out with students from the ninth year of Elementary School of the Final Years of a private school of Porto Alegre. From the results, it was found that the externalization by students of actions, ideas and written records related to programming with the Scratch software contributed to the resolution of situations related to the geometry of regular polygons. The use of Scratch was relevant as a tool to think, build and test the theorems in action and the students' concepts in action.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 19, n. 2 (2021), p. 1-9pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectScratch programmingen
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectRegular polygonsen
dc.subjectElementary schoolen
dc.subjectTheory of conceptual fieldsen
dc.titleProgramação na resolução de problemas envolvendo polígonos regulares por meio do Scratch : uma experiência no ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeTroubleshooting involving regular polygons through scratch : an experience in elementary educationen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001135968pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem