Programação na resolução de problemas envolvendo polígonos regulares por meio do Scratch : uma experiência no ensino fundamental
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Date
2021Type
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Troubleshooting involving regular polygons through scratch : an experience in elementary education
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente artigo tem como objetivo mostrar aspectos declarativos externalizados por estudantes do nono ano do Ensino Fundamental ao programar situações relacionadas à geometria dos polígonos regulares, por meio do software Scratch. O aporte teórico relacionado à compreensão do processo de construção dos conceitos baseia-se na Teoria dos Campos Conceituais, de Vergnaud, e o processo de programar e aprender é fundamentado no Construcionismo, de Seymour Papert. A experimentação foi realizada com ...
O presente artigo tem como objetivo mostrar aspectos declarativos externalizados por estudantes do nono ano do Ensino Fundamental ao programar situações relacionadas à geometria dos polígonos regulares, por meio do software Scratch. O aporte teórico relacionado à compreensão do processo de construção dos conceitos baseia-se na Teoria dos Campos Conceituais, de Vergnaud, e o processo de programar e aprender é fundamentado no Construcionismo, de Seymour Papert. A experimentação foi realizada com discentes do nono ano do Ensino Fundamental dos Anos Finais de uma escola privada de Porto Alegre. A partir dos resultados, constatou-se que a externalização pelos estudantes de ações, ideias e registros escritos associada à programação com o software Scratch contribuiu para a resolução de situações relacionadas à geometria de polígonos regulares. O uso do Scratch foi relevante como ferramenta para pensar, construir e testar os teoremas em ação e os conceitos em ação dos estudantes. ...
Abstract
This article aims to show declarative aspects externalized by students in the ninth year of elementary school, when programming situations related to the geometry of regular polygons, using the Scratch software. The theoretical contribution related to the understanding of the concept construction process is based on Vergnaud's Theory of Conceptual Fields and the programming and learning process is based on Seymour Papert's Constructionism. The experimentation was carried out with students from ...
This article aims to show declarative aspects externalized by students in the ninth year of elementary school, when programming situations related to the geometry of regular polygons, using the Scratch software. The theoretical contribution related to the understanding of the concept construction process is based on Vergnaud's Theory of Conceptual Fields and the programming and learning process is based on Seymour Papert's Constructionism. The experimentation was carried out with students from the ninth year of Elementary School of the Final Years of a private school of Porto Alegre. From the results, it was found that the externalization by students of actions, ideas and written records related to programming with the Scratch software contributed to the resolution of situations related to the geometry of regular polygons. The use of Scratch was relevant as a tool to think, build and test the theorems in action and the students' concepts in action. ...
In
RENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 19, n. 2 (2021), p. 1-9
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