Perspectivas fotográficas das/dos trabalhadoras/es de São Paulo : registros visuais da fotógrafa Hildegard Rosenthal (1940)
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Data
2021Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho tem como problema de pesquisa analisar o registro visual, logo, o olhar de uma fotógrafa mulher, estrangeira (no caso Hildegard Rosenthal) para os homens, mulheres e crianças que exerciam atividades laborais no espaço urbano de São Paulo na década de 1940. O objetivo é investigar como Hildegard Rosenthal construiu narrativas visuais sobre as(os) trabalhadoras (es) da urbe paulistana na década de 1940. Como fontes, utilizei 11 fotografias e uma entrevista que Hildegard Rosenthal co ...
Este trabalho tem como problema de pesquisa analisar o registro visual, logo, o olhar de uma fotógrafa mulher, estrangeira (no caso Hildegard Rosenthal) para os homens, mulheres e crianças que exerciam atividades laborais no espaço urbano de São Paulo na década de 1940. O objetivo é investigar como Hildegard Rosenthal construiu narrativas visuais sobre as(os) trabalhadoras (es) da urbe paulistana na década de 1940. Como fontes, utilizei 11 fotografias e uma entrevista que Hildegard Rosenthal concedeu ao Museu de Imagem e do Som, em 1981. Como metodologia, trabalho com duas etapas: Questões técnicas (analisei luminosidade, ângulo e plano fotográfico) e Processos Interpretativos Fotográficos (bibliografia e questões intrínsecas das fotografias). E como resultados de pesquisa, compreendo que as questões próprias da fotógrafa, como ser uma profissional e imigrante em um cenário que poucas mulheres ocupavam esse espaço, estão inerentes no seu ato de fotografar. Ainda, seu olhar para as mulheres trabalhadoras, foi voltado para as invisibilidades femininas no espaço de trabalho, especialmente quando ocupavam as ruas de São Paulo. E as narrativas visuais dos homens trabalhadores foram construídas para demonstrar que este grupo ocupou mais livremente a urbe paulistana. E nesse momento, as questões raciais também são evidentes –há profissionais negros retratados – o que não era comum no período. E as crianças trabalhadoras foram registradas demonstrando a seriedade das suas profissões (carregador de feira, engraxate e jornaleiro). Mas, também, foram fotografados em pequenos momentos de risadas, cumplicidade e criancice. Logo, concluo que Hildegard Rosenthal construiu as narrativas visuais sobre as (os) trabalhadoras (es) da urbe paulistana na década de 1940, mostrando a heterogeneidade que ocupavam as ruas do período. ...
Abstract
This paper has as a research problem to analyze the visual register, therefore, the look of a foreign woman photographer (in this case Hildegard Rosenthal) to men, women, and children who worked in the urban space of São Paulo in the 1940s. The objective is to investigate how Hildegard Rosenthal built visual narratives about the workers of the city of São Paulo in the 1940s. As sources, I used 11 photographs and an interview that Hildegard Rosenthal gave to the Museu de Imagem e do Som, in 1981 ...
This paper has as a research problem to analyze the visual register, therefore, the look of a foreign woman photographer (in this case Hildegard Rosenthal) to men, women, and children who worked in the urban space of São Paulo in the 1940s. The objective is to investigate how Hildegard Rosenthal built visual narratives about the workers of the city of São Paulo in the 1940s. As sources, I used 11 photographs and an interview that Hildegard Rosenthal gave to the Museu de Imagem e do Som, in 1981. As a methodology, I work with two stages: Technical Issues (I analyzed luminosity, angle, and photographic plan) and Photographic Interpretative Processes (bibliography and intrinsic issues of the photographs). As research results, I understand that the photographer's issues, such as being a professional and an immigrant in a scenario where few women occupied this space, are inherent in her act of photographing. Still, her look at working women was focused on the invisibilities of women in the workspace, especially when they occupied the streets of São Paulo. And the visual narratives of working men were built to demonstrate that this group occupied more freely the city of São Paulo. And at this moment, racial issues are also evident - there are black professionals portrayed - which was not common in the period. And working children were registered, showing the seriousness of their professions (fair helpers, shoeshine boy, and newsboy). But, also, they were photographed in small moments of laughter, complicity, and childishness. Then, I conclude that Hildegard Rosenthal built visual narratives about the workers of São Paulo in the 1940s, showing the heterogeneity that occupied the streets of the period. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Licenciatura.
Coleções
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TCC História (789)
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