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dc.contributor.advisorLoureiro, Luiz Tiaraju dos Reispt_BR
dc.contributor.authorPerusso, Vinícius Possebonpt_BR
dc.date.accessioned2022-01-19T04:37:29Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/234238pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho analisa o efeito que a queda do desconto na tarifa de energia elétrica para consumidores rurais exerce sobre a viabilidade de migração deste tipo de consumidor ao Mercado Livre de Energia. Como os consumidores rurais possuíam 10% de desconto na tarifa, a viabilidade de migração só seria alcançada caso a contratação da energia ocorresse sob preços abaixo do usualmente negociados no mercado. Através da simulação da queda gradativa deste desconto, foi analisada a operação de dois tipos de clientes no Mercado Livre: consumidor rural não irrigante e consumidor rural irrigante. Para estes dois casos, foi avaliado o impacto da queda de desconto sobre o preço da energia no Mercado Livre que representa o ponto de equilíbrio entre os custos no Mercado Livre e no Mercado Regulado. Para ambos os clientes, a queda do desconto representou um aumento considerável no valor do ponto de equilíbrio que, por sua vez, configurou um significativo aumento na viabilidade de migração para o consumidor não irrigante, mas não o suficiente para o consumidor irrigante. Isso ocorre pelo fato de o ponto de equilíbrio seguir abaixo dos valores de mercado, sobretudo em consequência da manutenção do desconto de 70% na tarifa destinada à irrigação no horário reservado.pt_BR
dc.description.abstractThis work analyzes the effect that the discount drop of the electricity tariff for rural consumers has on the viability of migrating this kind of consumer to the Free Energy Market. As rural consumers had a 10% discount on the tariff, the viability of migration would only be achieved if the energy was purchased at prices below those usually negotiated in the market. Through the simulation of the gradual drop of this discount, the operation of two types of customers in the Free Market was analyzed: rural non-irrigating consumer and rural irrigating consumer. For these two cases, the impact of the discount drop on the energy price in the Free Market, which represents the break-even point between costs in the Free Market and in the Regulated Market, was evaluated. For both customers, the discount drop represented a considerable increase in the break-even point, which in turn represented a significant increase in the viability of migration for the non-irrigating consumer, but not enough for the irrigating consumer. This happens because the break-even point remains below market values, mainly as a result of the maintenance of the 70% discount on the tariff for irrigation at the allocated time.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectElectrictyen
dc.subjectMercado livre de energiapt_BR
dc.subjectEnergia elétrica : Consumopt_BR
dc.subjectFree marketen
dc.subjectZona ruralpt_BR
dc.subjectRural consumeren
dc.titleAnálise da migração de consumidores rurais ao mercado livre de energiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001135130pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Elétricapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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