Imaginar para conhecer : ficção, imagens, desenhos e histórias em quadrinhos no ensino de sociologia
Visualizar/abrir
Data
2020Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O intuito desse trabalho é pensar como ficção, imagens, desenhos e as histórias em quadrinhos podem contribuir para o ensino de sociologia do ensino médio na escola básica. Busca-se conversar com pesquisas de diferentes áreas do conhecimento para tensionar a ideia da imagem como representação nas práticas docentes. Com objetivo de pensar numa atuação mais inventiva do ensino e das ciências sociais, tento me distanciar da ideia de transmissão de conteúdos. Inspirada pela noção de imaginação soci ...
O intuito desse trabalho é pensar como ficção, imagens, desenhos e as histórias em quadrinhos podem contribuir para o ensino de sociologia do ensino médio na escola básica. Busca-se conversar com pesquisas de diferentes áreas do conhecimento para tensionar a ideia da imagem como representação nas práticas docentes. Com objetivo de pensar numa atuação mais inventiva do ensino e das ciências sociais, tento me distanciar da ideia de transmissão de conteúdos. Inspirada pela noção de imaginação sociológica de Mills (1975), procuro evocar experiências que façam aproximações entre “o que está ocorrendo no mundo e o que pode estar ocorrendo dentro deles mesmos” (MILLS, 1975, p. 11), ou seja, compreender relações entre história, biografia e sociedade. O texto convida para conversar imagens, ficções, narrativas e experiências junto a autores da educação e antropologia, considerando as potências dessas obras. Numa tentativa não só de propor o diálogo para sala de aula, mas como exercício também acadêmico, apresento uma pequena história em quadrinho. ...
Abstract
The aim of this work is to think about how fiction, images, drawings and comics can contribute to the teaching of high school sociology in elementary school. I seek to converse with researchers from different areas of knowledge in order to tension the idea of the image as a representation in teaching practices. Trying to reach a more creative performance of teaching and social sciences, I seek to avoid the idea of education as content transmission. Inspired by Mills' (1975) notion of sociologic ...
The aim of this work is to think about how fiction, images, drawings and comics can contribute to the teaching of high school sociology in elementary school. I seek to converse with researchers from different areas of knowledge in order to tension the idea of the image as a representation in teaching practices. Trying to reach a more creative performance of teaching and social sciences, I seek to avoid the idea of education as content transmission. Inspired by Mills' (1975) notion of sociological imagination, I seek to evoke experiences that bring together “what is happening in the world and what may be happening within themselves” (MILLS, 1975: 11). In other words, understand relationships between history, biography and society. The text invites to discuss images, fictions, narratives and experiences with authors of education and anthropology, considering the potencies of these works. In an attempt not only to propose dialogue for the classroom, but also as an academic exercise, I present a small comic book. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Ciências Sociais (762)
Este item está licenciado na Creative Commons License