Fotografias como disparadoras em ciências sociais : um trabalho sobre cultura realizado com estudantes do ensino médio
Visualizar/abrir
Data
2021Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho analisa uma experiência de uso da fotografia realizada com uma turma do segundo ano da Escola Técnica Estadual Parobé, em Porto Alegre. Nela, a fotografia foi utilizada como disparadora do debate acerca da temática da cultura a partir de uma construção dialógica com os estudantes, com o intuito de aproximar o conhecimento teórico das Ciências Sociais sobre a temática, tal como que está disposto no livro didático Sociologia em Movimento, com o conhecimento dos estudantes sobre o te ...
Este trabalho analisa uma experiência de uso da fotografia realizada com uma turma do segundo ano da Escola Técnica Estadual Parobé, em Porto Alegre. Nela, a fotografia foi utilizada como disparadora do debate acerca da temática da cultura a partir de uma construção dialógica com os estudantes, com o intuito de aproximar o conhecimento teórico das Ciências Sociais sobre a temática, tal como que está disposto no livro didático Sociologia em Movimento, com o conhecimento dos estudantes sobre o tema. Escolhi o momento da devolutiva, ou seja, meu retorno sobre as fotografias produzidas pelos estudantes, como metodologia de ensino estruturada em dois momentos: primeiro, a partir da análise das fotografias e das descrições enviadas pelos estudantes e em seguida combinando-as com as discussões teóricas da temática da cultura a partir do que foi fotografado. Como resultado, pude perceber que o uso das fotografias em educação, e em especial como disparadora de debates, auxilia na compreensão de temáticas caras à Ciências Sociais, pois aproximam o discurso científico a experiências e narrativas dos estudantes. ...
Abstract
This paper analyzes an experience with photography done with a class from the second year of the Technical State School Parobé in Porto Alegre. The photo was used as a debate starter about culture from a dialogical construction with the students, meaning to bring closer the theoretical knowledge of the Social Sciences about the theme as it is laid out in the textbook Sociologia em Movimento and the knowledge of the students about the theme. The chosen moment was the feedback about the photos ta ...
This paper analyzes an experience with photography done with a class from the second year of the Technical State School Parobé in Porto Alegre. The photo was used as a debate starter about culture from a dialogical construction with the students, meaning to bring closer the theoretical knowledge of the Social Sciences about the theme as it is laid out in the textbook Sociologia em Movimento and the knowledge of the students about the theme. The chosen moment was the feedback about the photos taken by the students, as a teaching methodology structured in two moments: the first moment is the analysis of the photos and the descriptions sent by the students and then matching them with the theoretical discussions of culture based on what was photographed. As a result, it was noticed that the use of photography with education, specially as a debate starter, helps comprehend Social Sciences themes because they bring closer the scientific speech to the experiences and stories of the students. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Ciências Sociais (764)
Este item está licenciado na Creative Commons License