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dc.contributor.advisorMiguel, Letícia Fleck Fadelpt_BR
dc.contributor.authorFochezatto, Revielpt_BR
dc.date.accessioned2022-01-18T04:30:57Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/234136pt_BR
dc.description.abstractEstudos indicam que estruturas chegam a sofrer colapso a partir da ação de vandalismo por parte de pedestres. Neste contexto, este trabalho objetivou analisar o comportamento da passarela metálica devido às ações provocadas por humanos e, adicionamente, verificar se a estrutura foi dimensionada corretamente e se é capaz de suportar uma travessia segura e confortável para os pedestres. Foram calculadas as matrizes de massa, rigidez e amortecimento, bem como as frequências naturais pelo software Matlab. Após, foi definido o carregamento de um pedestre pulando no centro da estrutura. Com o problema e suas condições de contorno elaboradas, o método de integração numérica de Newmark foi utilizado para determinar a resposta dinâmica das passarelas em termos de deslocamento, velocidade e aceleração em cada nó. Os resultados demonstraram que a passarela estudada é facilmente excitada pela ação de pedestres, encontrando-se acelerações que extrapolam os limites de estudos e normas. Diante destes resultados, pode-se perceber que a estrutura situou-se fora da faixa de segurança e conforto, assim, ficando evidente a necessidade de um sistema de controle de vibrações.pt_BR
dc.description.abstractStudies show that the structure suffers degradation by the action of pedestrians. In this context, the objective was to analyze the behavior of the metallic footbridge due to the actions caused by humans, verifying if the structure was correctly dimensioned and if it is capable of supporting a safe and comfortable crossing for pedestrians. The mass, stiffness and damping matrices were calculated, as well as the natural frequencies by the Matlab software. Afterwards, the loading of a pedestrian jumping in the center of the structure was defined. With the problem and its boundary conditions elaborated, the Newmark numerical integration method was used to determine the dynamic response of the footbridge in terms of displacement, velocity and acceleration at each node. The results showed that the studied footbridge is easily deformed by the action of pedestrians, accelerations were found that go beyond the limits of studies and standards, soon, the structure is outside the safety and comfort range, thus the need for a vibration control system is evident.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDynamic analysisen
dc.subjectPassarelaspt_BR
dc.subjectVibrações estruturaispt_BR
dc.subjectFootbridgeen
dc.subjectVibrationsen
dc.subjectAnálise dinâmicapt_BR
dc.subjectModal analysisen
dc.titleAnálise dinâmica de passarela metálica submetida a carregamento decorrente da ação humanapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001134801pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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