Área comercial da PS Júnior : estruturação interna para minimização dos impactos da rotatividade em seu desempenho
View/ Open
Date
2019Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O Movimento Empresa Júnior, surgido em 1967, na França, e presente no Brasil desde 1988, possui como objetivo fortalecer a vivência acadêmica do universitário por meio de um contato prático com o mercado através da realização de projetos de consultoria. Nesse ambiente, a PS Júnior, Empresa Júnior vinculada à Escola de Administração da UFRGS, é reconhecida como Empresa Júnior da Região Sul do Brasil de maior relevância, de acordo com índices que avaliam o número de projetos executados e o fatura ...
O Movimento Empresa Júnior, surgido em 1967, na França, e presente no Brasil desde 1988, possui como objetivo fortalecer a vivência acadêmica do universitário por meio de um contato prático com o mercado através da realização de projetos de consultoria. Nesse ambiente, a PS Júnior, Empresa Júnior vinculada à Escola de Administração da UFRGS, é reconhecida como Empresa Júnior da Região Sul do Brasil de maior relevância, de acordo com índices que avaliam o número de projetos executados e o faturamento obtido por meio da venda de seus serviços. Com a rotatividade de membros sendo uma das principais características desse modelo de organização, buscou-se identificar métodos e ações capazes de minimizar o impacto da constante alteração de gestores no desempenho da área comercial da PS Júnior, que visa sempre evoluir por meio de mais e melhores projetos. Dessa forma, foi elaborado um estudo para compreender modelos de estruturação para a área comercial da Empresa Júnior, que fortaleçam a gestão do conhecimento dentro da organização. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa utilizando-se de entrevistas em profundidade com membros que ocuparam a função na diretoria comercial da PS Júnior. Assim, juntamente com uma coleta de dados para compreensão acerca dos processos internos da área comercial, pôde-se analisar pontos de melhoria que garantam uma maior sustentabilidade para os resultados de vendas dos serviços da PS Júnior. Com isso, foram propostos planos de ações com o intuito de preparar a área comercial para agir de forma estratégica com relação à sua rotatividade de membros. A conclusão do trabalho busca contribuir para a perenidade de bons resultados da PS Júnior, assim como pode embasar a estruturação interna da área comercial de outras empresas juniores. ...
Abstract
Junior Enterprise Movement, which was created in 1967 in France and has been present in Brazil since 1988, aims to strengthen the academic experience of the university through a pratical contact with the business market through the implementation of consulting projects. In this environment, PS Júnior, a Junior Enterprise that belongs to the School of Management of UFRGS, is recognized as a Junior Enterprise of great relevance in South of Brazil, according to indexes that evaluate the number of ...
Junior Enterprise Movement, which was created in 1967 in France and has been present in Brazil since 1988, aims to strengthen the academic experience of the university through a pratical contact with the business market through the implementation of consulting projects. In this environment, PS Júnior, a Junior Enterprise that belongs to the School of Management of UFRGS, is recognized as a Junior Enterprise of great relevance in South of Brazil, according to indexes that evaluate the number of projects executed and the revenue obtained through the sale of their services. With the members turnover being one of the main characteristics of this organizational model, it was tried to identify methods and actions capable to minimize the impact of the constant members change in the performance of the PS Junior sales department, which always aims to evolve through more and best projects. In this way, a study was developed to understand structuring models for the PS Junior sales department, which strengthen the knowledge management within the organization. For this, a qualitative research was carried out using in-depth interviews with members who occupied the function of PS Junior sales director. Thus, together with a data collection to understand the internal process of sales department, it was possible to analyze improvement points that guarantee a greater sustainability for the sales results of the PS Junior services. Therefore, actions plans were proposed in order to prepare the sales department to act strategically in relation to its members turnover. The conclusion of this study aimed to contribute to continuity of the good results in the PS Junior, as well to support the internal structuring of the sales departments in other junior enterprises. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License