Influência da adição de dióxido de titânio na carbonatação de concretos brancos
dc.contributor.advisor | Dal Molin, Denise Carpena Coitinho | pt_BR |
dc.contributor.author | Catusso, Amanda | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-01-15T04:48:49Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/234092 | pt_BR |
dc.description.abstract | A preocupação com a vida útil das estruturas de concreto armado e os fatores que as afetam faz com que o estudo dos fenômenos que causam a degradação dessas estruturas sejam cada vez mais necessários. Inúmeras pesquisas apontam a corrosão das armaduras como um dos principais fatores de degradação das estruturas de concreto armado. Em ambientes urbanos, a carbonatação é uma das maiores causas responsáveis pela corrosão de armaduras. A NBR 6118 exige premissas, como o cobrimento da armadura, para garantir a proteção da estrutura no ambiente em que será empregada. O presente trabalho tem como objetivo a análise da influência da adição de dióxido de titânio nas profundidades de carbonatação em concretos brancos, e paralelamente, a análise da capacidade de autolimpeza. Para tal foram confeccionados cinco tipos de concretos empregando diferentes formas de tratamento: I – Sem adição de TiO2, II – Com adição de 10% de TiO2 na massa do concreto, III – Camada superficial de argamassa com adição de 10% de TiO2, IV – Aspersão de solução aquosa de 10% de TiO2 24 horas após a concretagem, , IV – Aspersão de solução aquosa de 10% de TiO2 7 dias após a concretagem. Todas as amostras foram expostos a dois ambientes: natural e acelerado. Foram realizados dois ensaios: a medição da profundidade de carbonatação, e da capacidade de autolimpeza dos tratamentos empregados, com o auxílio de um espectrofotômetro. A partir dos resultados pode-se concluir que a adição de TiO2 na massa do concreto não influencia nas profundidades de carbonatação e que a aspersão após 24 horas é a melhor opção para o emprego de TiO2 em concretos no que diz respeito à autolimpeza. Desta forma, a aspersão após 24 horas se mostra a melhor e mais econômica alternativa de emprego do TiO2 em concretos brancos a fim de torná-los autolimpantes. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Engenharia civil | pt_BR |
dc.subject | Concreto branco | pt_BR |
dc.subject | Carbonatação | pt_BR |
dc.subject | Dióxido de titânio | pt_BR |
dc.title | Influência da adição de dióxido de titânio na carbonatação de concretos brancos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Casarin, Roberta Picanço | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001111290 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Engenharia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Engenharias (5855)