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dc.contributor.advisorPires, Claudia Luisa Zeferinopt_BR
dc.contributor.authorBonetto, Helenapt_BR
dc.date.accessioned2022-01-13T04:27:38Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/234021pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tinha como objetivo analisar como o conjunto de práticas pedagógicas adotadas no meu exercício de educadora na disciplina de geografia, no Colégio Estadual Ildo Meneghetti, entre os anos de 2015-2018, se constituiram como estratégias para construção/visibilização de representações topofílicas sobre a Restinga e dessa forma alimentar os imaginários urbanos desse lugar com suas lutas, suas conquistas, suas resistências, suas manifestações culturais e sua organização comunitária. Para a investigação foram adotadas: a revisão bibliográfica sobre os imaginários urbanos e a proposta metodológica dos hologramas espaciais para evidenciar as representações que alimentam os imaginários urbanos dominantes do bairro Restinga. Após, foram descritas e analisadas as práticas pedagógicas a partir de um referencial teórico composto pelo educador - Paulo Freire e a educadora - Bell Hooks. As práticas pedagógicas adotadas possibilitaram um caminho de visibilização das representações topofílicas do bairro Restinga e de intervenção nos processos de aprendizagem dos/das educando/educandas. Os resultados iniciais demonstram que as práticas pedagógicas adotadas possibilitam uma transformação nas representações que os/as educandos/educandas têm do bairro acabando por refletir nas formas que se referem ao lugar em que vivem e na sua estima em sala de aula.en
dc.description.abstractEl presente trabajo tuvo como objetivo analizar cómo el conjunto de prácticas pedagógicas adoptados en mi práctica como docente en la asignatura de geografía, enel Colégio Estadual Ildo Meneghetti, entre losaños 2015-2018, se constituyeron como estrategias para la construcción/visibilidad de representaciones topofílicas sobre el Barrio Restinga y así alimentar los imaginarios urbanos de este lugar con sus luchas, sus logros, sus resistencias, sus manifestacion esculturales y su organización comunitaria. Para la investigación se adoptó una revisión bibliográfica sobre los imaginarios urbanos y la propuesta metodológica de los hologramas espaciales para resaltar las representaciones que alimentan la imaginación urbana dominante enel distrito de Restinga. Posteriormente, se describieron y analizaron las prácticas pedagógicas desde un marco teórico compuesto por el educador- Paulo Freire y la educadora - Bell Hooks. Las prácticas pedagógicas adoptadas permitieron un camino para visibilidad de las representaciones “topofílicas” del Barrio Restinga y de intervención en los procesos de aprendizaje de los/las estudiantes. Los resultados iniciales demuestran que las prácticas pedagógicas adoptadas permiten una transformación en las representaciones que los/las estudiantes tienen del barrio reflexionando sobre las formas en que se refieren al lugar donde viven y en su estima enel aula.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectImaginarios urbanoses
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectEnseñandoes
dc.subjectLiberdadept_BR
dc.subjectGeografíaes
dc.subjectImaginário urbanopt_BR
dc.subjectEducaciónes
dc.subjectRestinga (Porto Alegre, RS)pt_BR
dc.subjectLibertades
dc.titleAs encruzilhadas do aprender geográfico na escola : Os imaginários urbanos do bairro - Restinga - Porto Alegre-RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001135089pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationGeografia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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