Mostrar registro simples

dc.contributor.authorDe Marchi, Renato Josépt_BR
dc.contributor.authorCarniel, Raquel Kaufmannpt_BR
dc.contributor.authorBitencourt, Renata Riffelpt_BR
dc.contributor.authorBulgarelli, Alexandre Fáveropt_BR
dc.contributor.authorBaldisserotto, Juliopt_BR
dc.contributor.authorMartins, Aline Blayapt_BR
dc.date.accessioned2022-01-07T04:28:46Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn2446-4813pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/233846pt_BR
dc.description.abstractO envelhecimento populacional suscita desafios sociais que se tornam mais evidentes pela pandemia de COVID-19, e o Brasil tem observado a morte de seus idosos e de jovens que não terão a oportunidade de envelhecer. A gerontologia, nesse contexto, faz-se imperativa e sua inserção na formação de profissionais de saúde é uma demanda urgente que a Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul atende por meio de estágios curriculares voltados à pessoa idosa, construindo e consolidando conhecimentos relacionados ao envelhecimento na formação de estudantes de graduação em odontologia. As atividades ocorrem no curso diurno em unidades de saúde e em instituições de longa permanência para idosos, e no curso noturno através de visitas domiciliares a idosos vinculados a unidades de saúde. A problematização que esses estágios geram parece ter um impacto positivo no processo de formação pois proporciona aos estudantes a possibilidade de desenvolverem outras formas de cuidado, que vão além da clínica biomédica tradicional e que os capacita como atores sociais. Essas diferentes práticas de ensino fortalecem a valorização da vida e do envelhecer, a autonomia e a participação do idoso como agente de formação e transformação social, e o protagonismo do próprio estudante.pt_BR
dc.description.abstractThe populational aging reveals many challenges to the society highlighted by the COVID-19 pandemic. At this moment, Brazil observes the death of its elderly and young people who will not have the opportunity to get old. In this context, the gerontology is imperative and your insertion in health professional formation is an urgent demand. Therefore, this article is a case report with the aim of exposing the experience of the geriatric dentistry teaching, developed by curricular internship, during the dentistry course of Federal University of Rio Grande do Sul. This internship occurs on the day shift of dentistry course in health units and in long-term institutions, and at the night shift, it occurs through home visits to elderly linked to health units. During the internship, the students have the possibility to develop collective and individual activities including promotion and prevention in health and other ways of care beyond the traditional biomedical clinic. In conclusion, the different teaching practices presented give the opportunity to students to understand the life and oral epidemiological reality of elderly people in different contexts and encourage the formation of professionals more qualified to offer an integral care. Furthermore, these practices strengthen the valuation of life, aging, autonomy and participation of elderly in society, contributing to the expansion of the field of geriatric dentistry.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofSaúde em Redes. Porto Alegre. Vol. 7, n. 2, supl. 2, (Nov. 2021), 11 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHealth educationen
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectHealth of the elderlyen
dc.subjectAssistência odontológica para idosospt_BR
dc.subjectDental care for ageen
dc.subjectSaúde do idosopt_BR
dc.titleEnvelhecimento e vulnerabilidades : a odontogeriatria na graduação como estratégia de valorização da vidapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001135185pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples