Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGrimaldi, Lucas Costapt_BR
dc.contributor.authorAlmeida, Dóris Bittencourtpt_BR
dc.date.accessioned2022-01-05T04:30:25Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn1807-3859pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/233777pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo investiga narrativas de memórias orais de estudantes acerca de espaços e prédios escolares por eles habitados, no período de 1920 a 1980. Tem-se como principal objetivo a produção de uma espécie de cartografia das sensações sobre os espaços vividos durante a escolarização, identificadas na documentação. A pesquisa privilegiou o exame do conteúdo discursivo das oito entrevistas realizadas, tendo como metodologia a História Oral. A partir das análises das recorrências e dissonâncias nas narrativas, construíram-se duas categorias de análise: “O Antigo e o Novo: relações entre os estudantes e os prédios das escolas”; “Entre a vigilância e a diversão: o espaço escolar como elemento curricular”; Para a pesquisa, os espaços da escolarização adquirem um lugar de destaque na hora de rememorar. E estas lembranças, carregadas de ressignificação, trazem evidências para compreender a arquitetura escolar como agente na construção de sensibilidades estudantis.pt_BR
dc.description.abstractThe present study investigates oral memories’ narratives of students about spaces and school buildings inhabited by them, from 1920 to 1980. Its main objective is to produce a kind of cartography of the sensations about the spaces lived during schooling, Identified in the documentation. The research privileged the examination of the discursive content of the eight interviews carried out using oral history methodology. From the analyzes of recurrences and dissonances in the narratives, two categories of analysis were constructed: "The Old and the New: relationships between students and school buildings"; "Between surveillance and fun: the school space as a curricular element"; For the research, the spaces of schooling acquire a prominent place at the time of remembrance. These memories, loaded with resignification, bring evidence to understand school architecture as an agent in building student sensitivities.en
dc.description.abstractEl presente estudio investiga narrativas de memorias orales de estudiantes acerca de espacios y edificios escolares habitados por ellos, en el período de 1920 a 1980. Se tiene como objetivo principal la producción de una especie de cartografía de las sensaciones sobre los espacios vividos durante la escolarización, identificadas en la documentación. La investigación privilegió el examen del contenido discursivo de las ocho entrevistas realizadas, usando como metodología la Historia Oral. A partir de los análisis de las recurrencias y disonancias en las narrativas, se construyeron dos categorías de análisis: "El Antiguo y el Nuevo: relaciones entre los estudiantes y los edificios de las escuelas"; "Entre la vigilancia y la diversión: el espacio escolar como elemento curricular"; Para el estudio, los espacios de la escolarización adquieren un lugar destacado en el momento de rememorar. Y estos recuerdos, cargados de resignificación, traen evidencias para comprender la arquitectura escolar como agente en la construcción de sensibilidades estudiantiles.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos de história da educação. Uberlândia, MG. Vol. 19, n. 1 (jan./abr. 2020), p. 249-270pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSchool architectureen
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectStudent memoriesen
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectArquitetura escolarpt_BR
dc.subjectSensitivityen
dc.subjectArquitectura escolares
dc.subjectRecuerdos discenteses
dc.subjectSensibilidades
dc.titleMemórias em Palimpsesto : prédios e espaços escolares nas narrativas de estudantes em Porto Alegre/RS (1920-1980)pt_BR
dc.title.alternativeMemories in Palimpsesto : buildings and school spaces in student narratives in Porto Alegre/RS (1920-1980)en
dc.title.alternativeMemorias en Palimpsesto : edificios y espacios escolares en las narrativas de estudiantes en Porto Alegre/RS (1920-1980)es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001135101pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples