A abordagem de química orgânica para cursos técnicos na área da saúde por meio de uma sequência didática
Visualizar/abrir
Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O Ensino Técnico é voltado principalmente para formar profissionais qualificados, capacitados e com senso crítico para atuarem no mercado de trabalho. Neste contexto, o objetivo geral deste trabalho foi desenvolver uma Sequência Didática para o ensino de tópicos básicos de Química Orgânica necessários para a disciplina de Bioquímica (carga horária de 40h) nos cursos Técnico em Análises Clínicas e Farmácia. Os tópicos abordados foram: identificação de funções orgânicas, transcrições de fórmulas, ...
O Ensino Técnico é voltado principalmente para formar profissionais qualificados, capacitados e com senso crítico para atuarem no mercado de trabalho. Neste contexto, o objetivo geral deste trabalho foi desenvolver uma Sequência Didática para o ensino de tópicos básicos de Química Orgânica necessários para a disciplina de Bioquímica (carga horária de 40h) nos cursos Técnico em Análises Clínicas e Farmácia. Os tópicos abordados foram: identificação de funções orgânicas, transcrições de fórmulas, principalmente, estruturais plana e em traço e classificação de cadeia carbônica de forma aplicada diretamente a temática dos Cursos Técnicos em Farmácia e Análises Clínicas. A Sequência Didática teve duração de quatro encontros (totalizando 16 horas/aula) e foi estruturada considerando as concepções dos estudantes em relação à Química Orgânica e a partir de estratégias de ensino diversificadas, tais como: atividades de modelagem, leituras e produção de textos, elaboração de Seminários, entre outras, à luz da teoria dos níveis representacionais da matéria. Os dados foram coletados por intermédio de questionários, textos escritos a partir da elaboração dos seminários,teste e prova, de quatorze sujeitos e avaliados por meio da Análise de Conteúdo. Os resultados foram organizados nas seguintes dimensões: Conhecimentos prévios sobre Química Orgânica e sua relação com a Bioquímica; Importância da Química e nível do conhecimento em Química Orgânica; Relação entre propriedades físicas e substâncias; Nível representacional em Química Orgânica. Em síntese, os resultados revelam que no início da pesquisa predominavam concepções alternativas ou noções restritas em relação ao objetivo da Química Orgânica enquanto área de conhecimento e a maioria dos estudantes percebia a relação entre a Química Orgânica e a Bioquímica, no entanto não estabelecem associações coerentes. Percebe-se que a participação na Sequência Didática ampliou a visão dos estudantes sobre a importância dos conceitos químicos, grande parte dos alunos identificou duas de três funções orgânicas na representação estrutural em traço e também soube transcrever a representação estrutural plana para traço em molécula de estruturação mais simples. ...
Abstract
Technical Education is mainly aimed at training qualified, and critical professionals to work in the job market. In this context, the general objective of this work was to develop a Didactic Sequence for teaching the basic topics of Organic Chemistry required for the subject of Biochemistry (40h workload) in the Technical courses in Clinical Analysis and Pharmacy. The topics covered were: identification of organic functions, transcriptions of formulas, especially flat and tracing structural and ...
Technical Education is mainly aimed at training qualified, and critical professionals to work in the job market. In this context, the general objective of this work was to develop a Didactic Sequence for teaching the basic topics of Organic Chemistry required for the subject of Biochemistry (40h workload) in the Technical courses in Clinical Analysis and Pharmacy. The topics covered were: identification of organic functions, transcriptions of formulas, especially flat and tracing structural and carbon chain classification applied directly to the theme of the Technical Courses in Pharmacy and Clinical Analysis. The Didactic Sequence lasted four meetings (totaling 16 hours / class) and was structured considering the students conceptions regarding Organic Chemistry and from diversified teaching strategies, such as: modeling activities, reading and text production, Seminars, among others, in the light of the theory of representational levels of matter. Data were collected through questionnaires, texts written from the elaboration of the seminars, test and test, from fourteen subjects and evaluated through Content Analysis. The results were organized in the following dimensions: Previous knowledge about Organic Chemistry and its relationship with Biochemistry; Importance of Chemistry and level of knowledge in Organic Chemistry; Relationship between physical properties and substances; Representational level in Organic Chemistry. In summary, the results reveal that at the beginning of the research, alternative conceptions or restricted notions regarding the objective of Organic Chemistry as a field of knowledge predominated and most students perceived the relationship between Organic Chemistry and Biochemistry, but did not establish coherent associations. Participation in the Didactic Sequence broadened the students view of the importance of chemical concepts, and most of the students identified two of three organic functions in the structural representation in trace and also knew how to transcribe the flat structural representation for trace in structuring molecule simpler. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Química. Curso de Química: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Química (611)
Este item está licenciado na Creative Commons License