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dc.contributor.authorLudovico, Francieli Motterpt_BR
dc.contributor.authorNunes, Mariana Backespt_BR
dc.contributor.authorBarcellos, Patrícia da Silva Campelo Costapt_BR
dc.date.accessioned2021-12-15T04:26:48Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1676-0786pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/232999pt_BR
dc.description.abstractA pandemia do Covid-19 impactou diversos setores da sociedade, causando não apenas uma crise sanitária, mas também econômica, política e educacional, levando-nos a refletir sobre como tudo está interligado de alguma maneira. No presente artigo, buscou-se analisar, a partir da Teoria da Complexidade, a prática de uma professora lecionando língua inglesa (LI) em contexto de Ensino Remoto Emergencial (ERE). A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, a partir de um estudo de caso longitudinal com base nas narrativas escritas pela professora durante 7 meses de ERE. Os resultados mostram que as condições iniciais da professora foram favoráveis para sua prática no ERE. Não é possível generalizar as condições desse contexto específico, mas a partir desse estudo destacam-se práticas de ensino de LI e a importância da tecnologia na formação de professores.pt_BR
dc.description.abstractThe Covid-19 pandemic impacted several sectors of society, causing not only a health crisis, but also economic, political, and educational crisis, leading us to reflect on how everything is interconnected in some way. In this article, we aim to analyze, from the Complexity Theory, the practice of a teacher teaching the English language (EL) in a context of Emergency Remote Teaching (ERT). The methodology used is a qualitative approach, in which a longitudinal case study was carried out based on the narratives written by the teacher during 7 months of ERT. The results show that the teacher’s initial conditions were favorable for her practice in the ERT. It is not possible to generalize the conditions of this specific context, but based on this study, the teaching practices of EL and the importance of technology in teacher education stand out.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de lingüística aplicada. Belo Horizonte, MG. Vol. 21, n. 4 (2021), p. 1103-1134pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectForeign language teaching and learningen
dc.subjectCOVID-19 (Doença)pt_BR
dc.subjectTeoria da complexidadept_BR
dc.subjectComplexity theoryen
dc.subjectEnsino Remoto Emergencial (ERE)pt_BR
dc.subjectCovid-19 pandemicen
dc.subjectEmergency remote teachingen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectEnsino de língua estrangeira (inglês)pt_BR
dc.subjectTeachers' narrativesen
dc.titleTrajetórias de uma professora de língua inglesa em ensino remoto emergencialpt_BR
dc.title.alternativeTrajectories of an English language teacher in emergency remote teaching en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001134832pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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